Melhor resposta de PPA após sobrecarga excêntrica ou treinamento tradicional com pesos?

Pliometria, Treinamento Esportivo, Treinamento Força

A potenciação pós-ativação (PAP) é um fenômeno fisiológico associado a uma melhora aguda no desempenho muscular após um protocolo de treinamento resistido. Portanto, os objetivos deste estudo foram: 1) Estudar os efeitos agudos da sobrecarga excêntrica (EOL)  e treinamento com pesos  (TW) em tarefas específicas do esporte e 2) Comparar a magnitude desses efeitos agudos entre os exercícios EOL e TW.

✔️ ESTUDO

Dez atletas amadores com mais de 4 anos de experiência com treinamento de força testaram salto com contramovimento (CMJ), salto em distância (BJ) e sprint de 5 m. As sessões de dois a sete consistiram na intervenção.

✔️ RESULTADOS

As principais conclusões do estudo foram: um efeito de tempo significativo foi encontrado em 3 e 7 min para CMJ e BJ para EOL e TW em comparação com a linha de base.A carga média durante o meio agachamento TW foi de 57,7 ± 10,1 kg. Não foram encontradas diferenças significativas entre as condições EOL e TW. Nenhuma interação de tempo foi observada para sprint de 5 m em qualquer condição, EOL ou TW. 📌 Plos One 12, 2019 (A1022)

✔️ NA PRÁTICA!

As respostas de PPA tendem a favorecer propriedades de movimento semelhantes entre o exercício de PAP e a tarefa de desempenho subsequente. Isso geralmente significa saltos, saltos, sprints, sprints e exercícios com barra mais pesados ​​tendem a preparar ambos.

O EOL pode ser aplicado a mais exercícios do que apenas o agachamento padrão (ex: exercícios de saltos de queda excêntricos acentuados (veja o podcast abaixo)

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.