Começar com a perna mais fraca ou mais forte para reduzir a assimetria?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Força

O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da realização de diferentes intervenções unilaterais de treinamento de força nas variações unilaterais do salto.

✔️ ESTUDO

Trinta e cinco jogadores de futebol Sub17 da 2ª divisão na Espanha foram divididos em três grupos de sobrecarga excêntrica unilateral:

1. Mesmo volume com ambas as pernas, começando com a perna mais fraca (SVW).

2. Volume duplo com perna mais fraca, começando com perna mais fraca (DVW)

3. Mesmo volume com ambas as pernas, começando com a perna mais forte. (SV)

Foram testados antes e após a intervenção de 10 semanas em: salto horizontal unipodal (SLHJ), salto horizontal triplo unipodal (SLTHJ), salto contramovimento bilateral (CMJ) e CMJ unilateral (UCMJ).

✔️ RESULTADOS

O presente estudo traz algumas orientações práticas para reduzir a assimetria entre os membros inferiores: 1) Comece com a perna mais fraca. 2) Realize o dobro do volume na perna mais fraca em comparação com a perna mais forte para reduzir a assimetria. 3) Inicie a intervenção na direção em que deseja enfatizar a melhora da assimetria (ex: salto vertical para assimetria vertical e salto horizontal para assimetria horizontal).

✔️ NA PRÁTICA!

O volume geral da intervenção foi bastante baixo, com os participantes realizando apenas duas séries de um exercício. Apesar disso, melhorias positivas foram obtidas.

Programas unilaterais direcionados como o apresentado no estudo de Brown et al. (deixei um exemplo prático no nosso canal Telegram – veja abaixo) pode ser adaptado para se adequar às diretrizes do presente estudo.

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 Int J S Physiology and Performance 14(9), 2019 (A1023)

*video: Giphy.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.