Agachamento unilateral e força extensora após reconstrução do LCA

Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo

Ao retornar ao esporte após a reconstrução do LCA, a força do quadríceps tem sido um dos principais fatores a serem considerados pois a falta de força do mesmo tem sido associada à recorrência de lesões.

O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a força extensora do joelho e a avaliação do agachamento unilateral (SLS) em pacientes pós-reconstrução do LCA.

ESTUDO

Um grupo de 100 pacientes foram avaliados (6 e 12 meses) após a reconstrução do LCA. Foram coletados dados de pico de torque extensor do joelho, bem como avaliação do SLS coletando o ângulo máximo de flexão. O índice de simetria dos membros (LSI) foi calculado com desempenho satisfatório >90%.

RESULTADOS

Pacientes pós-reconstrução do LCA que têm um LSI SLS <90% são altamente propensos a ter um déficit de força do mecanismo extensor, o que é importante considerar no teste de retorno ao esporte. A avaliação do SLS não pode excluir a necessidade de teste de força, pois os pacientes podem ter um desempenho satisfatório do SLS avaliado pelo ângulo máximo de flexão e ainda apresentar déficit de força do quadríceps.

O teste de salto é uma medida objetiva usada como parte de uma bateria de testes de retorno ao esporte do LCA, no entanto, o desempenho tende a se normalizar antes que a força do quadríceps LSI atinja um nível satisfatório. Portanto, a ênfase deve ser colocada no fortalecimento contínuo da área afetada em um programa de reabilitação. 📌 American J of Sports Med 47(14) 2019 (A1021)

NA PRÁTICA!

Para cada aumento de 1% na simetria do quadríceps, há uma redução de 3% na taxa de re-lesão. Este estudo examinou o desempenho do SLS após a reconstrução do LCA e, embora seja uma boa medida objetiva para adicionar a uma bateria de testes de retorno ao esporte, deve-se ser cauteloso com o desempenho bem-sucedido, pois os déficits do quadríceps ainda persistem após o padrão ter normalizado. Estudos futuros são necessários.

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.