Mudança de direção: superfícies de madeira vs sintéticas

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo

No futsal uma variação que os jogadores devem superar durante o treinamento e durante o jogo é a mudança de superfície. O objetivo deste estudo foi analisar as pressões plantares e o tempo de desempenho de jogadores juvenis de futsal em duas superfícies diferentes.

ESTUDO

Quinze jovens jogadores de futsal idade (17,06 ± 0,88 anos) de três equipes diferentes participaram realizaram um teste T de agilidade modificado na maior velocidade possível. Estes foram concluídos em duas superfícies diferentes (piso de madeira e piso sintético) destinadas à prática de futsal e jogos.

RESULTADOS

Este estudo mostra que o comportamento mecânico em superfícies sintéticas é diferente do da madeira. Superfícies sintéticas parecem ter menor deformação vertical em comparação com superfícies de madeira. Isso sugere que superfícies naturais, como madeira, são projetadas para dissipar mais energia na forma de vibração em comparação com superfícies rígidas. Como treinador, é importante garantir que os jogadores estejam completamente aquecidos, adaptáveis ​​a várias superfícies e participem de treinamento regular de propriocepção. 📌 Eur J of Sport Sci  october 2019 (A1020)

NA PRÁTICA!

Como a mudança de direção está significativamente associado a certas lesões, especialmente na articulação do joelho, não é surpresa que taxas mais baixas de lesão no joelho tenham sido encontradas em outros esportes cujos atletas jogam em uma superfície de madeira (ou seja, vôlei). Acredita-se que isso ocorra como resultado da maior capacidade de absorção de força, que em uma superfície sintética resultaria em maiores taxas de lesão

Como treinadores, é importante garantir que os jogadores passem por treinamento neuromuscular regular para fortalecer os membros inferiores. O treino regular de afundos, agachamentos e padrões de articulação do quadril promovem resistência a lesões.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.