Treinamento de força realmente melhora o desempenho de jogadores adolescentes?

Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

O objetivo deste estudo foi quantificar os benefícios agudos do treinamento de força regular no desenvolvimento físico e variáveis ​​de treinamento de força em jogadores de rugby de adolescentes.

✔️ ESTUDO

Trinta e cinco jogadores adolescentes de rugby union (16,9 ± 0,4 anos) tiveram altura e peso medidos juntamente com outros testes físicos antes e após um mesociclo de 12 semanas na temporada.

Testes: salto contramovimento (CMJ), 3RM de agachamento, supino e barra fixa com pegada neutra, sprint de 20 e 30 m. Os indivíduos registraram sua própria frequência, exercícios, repetições, cargas, minutos (duração) e classificação de esforço percebido (PSE) para cada sessão.

✔️ RESULTADOS

Embora os jogadores de rugby adolescentes se envolvam em prática variável, o treinamento de força foi associado a melhorias na massa corporal (kg), altura do CMJ, agachamento frontal, supino e força do queixo (p≤0,05).

• A carga de volume do treinamento teve relações moderadas a fortes com mudanças no CMJ (r = 0,71), barra fixa (r = 0,73) e supino reto (r = 0,45). Além disso, houve fortes correlações entre as variáveis ​​do treinamento resistido.

• Não foi encontrada relação significativa entre frequência e melhorias de desempenho (p≥0,05).

✔️ NA PRÁTICA!

A introdução do treinamento de força com adolescentes não requer necessariamente academia, iniciativas simples podem ser introduzidas desde 10-12anos, como exercícios de peso corporal, suportes estáticos, elásticos e fortalecimento do core.

Movimentos compostos como agachamento, levantamento terra e supino parecem conduzir grandes adaptações, com medidas de potência, velocidade e força melhorando muito onde o maior recrutamento muscular é evidente.


Minha crítica ao artigo é que o leitor não fica com muitas informações sobre quais cargas, volume ou frequência são ideais para um jogador de rugby de 16 anos.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Strength Cond Res. 2019 33(9) [A1037]

*imagem: autmillennium

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.