Feedback visual pode aumentar a velocidade de movimento?

Treinamento Força, VBT

Os treinadores estão continuamente buscando maneiras novas e criativas de desenvolver mais de força em seus atletas e um desses métodos é o uso de feedback visual.  O objetivo foi avaliar o papel do feedback visual na velocidade média da barra, motivação, competitividade e carga de trabalho percebida em homens jovens.

✔️ ESTUDO

Quinze jogadores juniores de rugby (17,1 ± 0,5 anos) foram aleatoriamente divididos em grupo feedback ou controle. Ambas as sessões consistiram de aquecimento padronizado seguido de 1 x 10 repetições de agachamento costas com 65% de 3 RM.

O grupo feedback fez as 10 repetições com um iPad na frente para fornecer feedback visual. A velocidade concêntrica média (m·s-1) foi obtida usando um dispositivo eletrônico. Para coletar informações sobre competitividade, motivação e carga de trabalho percebida, foram utilizados questionários. Todos os resultados foram coletados nas duas sessões separadas por 7 dias.

✔️ RESULTADO

Fornecer feedback visual aumentou a velocidade concêntrica durante o exercício de agachamento nas costas. O feedback visual melhorou a demanda física, a demanda mental, a demanda temporal e a demanda de desempenho e o esforço; todos associados a uma maior qualidade de treino.

✔️ RESULTADO

Nós treinadores podemos usar vídeos e dispositivos de medição de velocidade (ex: ergonauta.oficial ou visuais (ex: MyJump) para ajudar os atletas/alunos a entender uma instrução ou melhorar o desempenho.

O feedback visual tem se mostrado um excelente método para melhorar as associações entre os movimentos e os principais indicadores de desempenho. No meu mundo ideal, os treinadores teriam a capacidade, tanto financeira quanto de tempo para analisar cada série com seu atleta. No entanto, geralmente os treinadores da base dispões menos tempo e recursos em comparação as equipes profissionais, o que aumenta o desafio.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Strength Cond Res. 2019 33(9) [A1036]

*imagem: Asiana Times

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.