O rolo de espuma pode ajudar os jogadores de futebol profissionais a se recuperarem?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Funcional

O rolo de espuma – Foam Rolling (FR) – tem sido utilizado por atletas antes e após o exercício para melhorar a amplitude de movimento, desempenho e recuperação. O objetivo deste estudo foi compreender os efeitos do FR na recuperação após uma sessão de treino de futebol com jogadores profissionais de futebol.

✔️ ESTUDO

Dezoito jogadores profissionais de futebol realizaram uma das duas condições de recuperação após uma sessão padronizada de treinamento de futebol de 60 minutos: FR (n=9) e recuperação passiva (CON; n=9). O FR consistiu em 2×45 segundos no quadríceps, isquiotibiais, adutores, glúteos e gastrocnêmio. Antes da sessão de treino e no dia seguinte à sessão de treino, foram obtidas as seguintes medidas:

• Recuperação subjetiva (Recuperação de qualidade total; TQR)

• Escala visual analógica de dor muscular (VAS).

• Sentar-e-alcançar.

• Salto contra movimento (CMJ).

• Velocidade de sprint de 5 e 10 m.

• Teste T de agilidade.

A intensidade da sessão de treinamento de futebol foi medida a partir da avaliação individual de esforço percebido (PSE) e a carga de treinamento foi calculada (PSE x duração).

✔️ RESULTADOS

Os resultados apresentados sugerem que os praticantes podem implementar o FR após uma sessão de futebol para ajudar a melhorar a dor muscular dos jogadores, a percepção de recuperação e a agilidade no dia seguinte a uma sessão de treinamento

✔️ NA PRÁTICA!

Os treinadores podem usar um circuito geral de FR com foco nos principais músculos envolvidos e seguidos por outros 2-3 exercícios de mobilidade individual e implementar esta sessão 2-3 vezes por semana. Além disso, coletar a PSE para monitorar a fadiga e o estado de recuperação dos atletas e monitorar as respostas individuais a um método de recuperação específico.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Strength Cond Res. 2019 33(8) [A1035]

*imagem: active.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.