2,5 min em água fria pode ajudar na recuperação no intervalo de uma partida?
Uma queda no desempenho físico é normalmente observada entre os tempos das partidas de esportes coletivos. Embora as estratégias nutricionais sejam amplamente implementadas, outras modalidades de recuperação, como imersão em água fria (CWI), também podem ajudar na recuperação.
O objetivo deste estudo foi explorar os efeitos da implementação do CWI no intervalo das partidas.
✔️ ESTUDO
Dez jogadores de esportes coletivos realizaram 2x 40 min (6 x 8s de sprints máximos em cada tempo). Entre os dois tempos, os jogadores seguiram um dos três protocolos de recuperação diferentes:
• Descanso sentado passivo não imerso (PAS).
• 5 min CWI de corpo inteiro a 8°C (CWI-5).
• 2,5 min CWI de corpo inteiro a 8°C (CWI-2,5).
O trabalho total (TW), potência média (MP), potência de pico (PP), temperatura central média (TC), frequência cardíaca média (FC) e PSE foram obtidos em cada sprint. VO2 médio (VO2), TW, MP, PP, CT, FC e PSE também foram medidos para cada tempo. Os jogadores realizaram os protocolos de recuperação com pelo menos dois dias entre as tentativas.
✔️ RESULTADOS
Um período de recuperação de 15 min, aumenta os decréscimos no desempenho de sprint intermitente subsequente que imita os padrões de atividade de esportes de equipe . Um período de imersão além de ~2,5 min não induz benefícios ergogênicos adicionais para TW, PP, MP, HR e CT. Esses resultados são encorajadores para apoiar o uso de imersão em água fria durante intervalos de meia hora.
✔️ NA PRÁTICA!
Embora o estudo tenha como objetivo responder a uma pergunta pertinente, tenho algumas restrições sobre o protocolo que foi projetado para imitar um jogo de esportes coletivos (2x 40 min de bike) pois não incluem algumas ações típicas de esportes coletivos, como como as desacelerações, saltos e mudança de direção. O achado mais interessante é o fato de que a temperatura central permaneceu mais baixa em comparação ao PAS por uma grande parte do 2º tempo.
Já ouvi várias vezes que a sensação de calor é um dos maiores indutores de fadiga mental aguda quando os atletas competem em condições quentes. Portanto, os praticantes geralmente usam algumas técnicas para diminuir a temperatura central, como beber e beber gelo e usar toalhas frias, mas um CWI de curta duração pode ser uma opção quando o objetivo é diminuir a temperatura corporal central
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 J Sci Med Sport. 2019 22(12) [A1035]