O melhor método para prever 1RM usando a relação carga-velocidade

Treinamento Esportivo, Treinamento Força, VBT, Velocidade

A relação inversa entre a carga levantada e a velocidade concêntrica de uma repetição reduz o tempo e estresse associados ao teste de força máxima (1RM). Vários métodos têm sido propostos para predizer o 1RM de um exercício baseado na relação carga-velocidade, mas a pesquisa são poucas pesquisas com pesos livres.

O objetivo deste estudo foi examinar a confiabilidade e validade de predições de 1RM baseadas na velocidade atual usando o agachamento.

✔️ ESTUDO

Vinte sujeitos fizeram um teste de familiarização de 1RM de agachamento e o limiar mínimo de velocidade associada (MVT). Durante duas tentativas subsequentes, cada uma separada por uma semana, os participantes completaram várias séries de agachamento variando de 20-90% 1RM, enquanto a velocidade concêntrica foi monitorada para estabelecer relações carga-velocidade.

Usando métodos estatísticos de regressão linear múltipla, MVT da sessão de familiarização, a carga prevista que corresponde a uma velocidade de 0 m∙s-1 (LD0) e medidas de força foram usadas para prever 1RM. A confiabilidade teste-reteste das previsões de 1RM entre as tentativas, bem como a validade dessas previsões comparando os resultados de 1RM previstos e medidos, foi concluída.

✔️ RESULTADOS

• A previsão de 1RM com base em MVT exibiu a maior confiabilidade entre sessões e correlações muito fortes com 1RM medido, mas superestimou consistentemente 1RM.

• O uso do LD0 demonstrou alta confiabilidade entre sessões e correlações entre 1RM previsto e medido.

• A análise destacou variações intraindividuais substanciais entre os valores de 1RM previstos e medidos.

✔️ NA PRÁTICA!

Aplicando esses resultados na prática, o melhor seria realizar pelo menos 4 séries progressivamente mais pesadas na faixa de 40-80% 1RM. Fazer pelo menos 3 repetições em cada carga para encontrar a repetição mais rápida em cada carga submáxima. Isso forneceria o perfil de velocidade de carga mais confiável e preciso.
• Além disso, se a MVT for desconhecida para um indivíduo ou exercício, a utilização de LD0 prediz 1RM é uma alternativa que mostra potencialmente menos superestimação (ou seja, ~4 kg em comparação com ~14 kg com o método MVT),
• Seja cauteloso, pois esses valores são uma previsão de potencial e são constantemente superestimados. Em última análise, os métodos MVT e LD0 mostram confiabilidade e permitem que os profissionais observem melhorias de desempenho, mas não substituem uma avaliação real de 1RM usada para prescrever com precisão as intensidades relativas.

A força máxima é uma capacidade específica e é importante que os atletas desenvolvam experiência com cargas ≥80% 1RM. Essa faixa de intensidade serve bem ao atleta no desenvolvimento de recrutamento e padrões motores necessários para melhorar a força e o desempenho. Quanto mais experiência um atleta tiver com uma barra e exercícios específicos, mais precisa será a previsão e menos variabilidade

É por isso que os resultados mostraram uma subestimação nos indivíduos mais fracos e uma superestimação nos mais fortes. O trabalho com cargas mais pesadas (≥60% 1RM) era novo e desafiador para indivíduos mais fracos, e cargas ≤60% eram muito fáceis e ampliadas para indivíduos mais fortes.

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Strength Cond Res. 33(9) 2019 [A1034]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.