O PUSH 2.0 é válidO e confiável na medida da velocidade do supino?

Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Velocidade

O PUSH BandTM 2.0 é a versão mais recente de um dispositivo sem fio que mede a velocidade da barra através de um acelerômetro e agora processa a velocidade máxima e média enquanto conectado diretamente a uma barra.

O objetivo deste estudo foi avaliar a validade e confiabilidade do PUSH BandTM 2.0 durante o supino com peso livre.

✔️ ESTUDO

Foram sujeitos 14 homens experientes em força que fizeram 3×3 @ 60% 1RM e 3×1 repetição @ 90% 1RM no supino. Todas as repetições foram capturadas usando o PUSH 2.0 e set de 10 câmeras de um sistema de captura de movimento 3D que calculou o pico e a velocidade vertical média.

Com base individual nas duas cargas levantadas, a carga com a maior velocidade média (com base nos dados do sistema 3D) foi selecionada para testar a confiabilidade e validade do PUSH 2.0 comparado ao critério.

✔️ RESULTADOS

O PUSH 2.0 mostrou dados de velocidade média e de pico consistentemente confiáveis. Ao comparar as medidas com os dados de captura 3D, o pico de velocidade com ambas as cargas foi válido, mas a velocidade média não foi precisa com nenhuma das cargas (embora não seja estatisticamente significativo):

• Com 60% de 1RM, o PUSH 2.0 superestimou a velocidade de pico (5%) e a velocidade média (10%)

• Com 90% de 1RM, o PUSH BandTM 2.0 subestimou a velocidade de pico (27%) e superestimou a velocidade média (8%).

✔️ NA PRÁTICA!

Os resultados sugerem a nós treinadores confiabilidade nas medições de velocidade média e de pico no supino fornecido pelo PUSH BandTM 2.0. Isso permite uma comparação confiável entre as sessões de um atleta ao longo do tempo neste exercício, medindo o progresso ou potencialmente apresentando fadiga.

No entanto, transdutores de posição linear e sistemas de captura de movimento continuam sendo a medida de critério sugerida. Com base na baixa acurácia, a aplicação das relações carga-velocidade encontradas na literatura para estimar % 1RM não é aconselhada. Os valores são específicos apenas para o indivíduo, o exercício supino com peso livre e o próprio PUSH 2.0.

Usar um acelerômetro sem fio para capturar medidas de velocidade da barra pode ser uma experiência atraente, especialmente em um ambiente de esportes coletivos. Existem inúmeros benefícios como promover competição, motivação e intenção. No entanto, quando os profissionais investem em tecnologia, isso deve ser mais do que uma fonte de incentivo pois o dispositivo deve fornecer informações objetivas utilizáveis ​​que representem com precisão a medida.

Por enquanto, os cálculos que fornecem medidas de velocidade com acelerômetros parecem ser um sistema falho ao permitir que o treinador e o atleta confiem nos resultados fornecidos e permitem a comparação entre indivíduos e dispositivos. Mais pesquisas são necessárias para apoiar o uso deste PUSH BandTM 2.0 em exercícios além do supino.

O uso de acelerômetros no treinamento baseado em velocidade pode estar criando incerteza e confusão no fornecimento de medições precisas para pesquisa e desempenho em todos os sistemas

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto. PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Sports Sciences  37, 2019 – Issue 23 [A1033]

*imagem: nasm.org

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.