Teste ISOMETRIC MID-TIGHT PULL e o desempenho esportivo

Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

Um estudo recente analisou a relação entre o teste mid-thigh pull isométrico (IMTP) e vários testes de desempenho atlético em jogadores de basquete universitários da NCAA Div1. Oito jogadores do sexo masculino e 15 do sexo feminino foram avaliados em pico de força e taxa de desenvolvimento de força (TDF) em intervalos de tempo de 50, 100, 150, 200 e 250 ms. Além disso, outros testes, como sprint de 20 metros, 1RM de agachamento frontal e hang-clean, salto vertical e teste de agilidade também foram realizados.

✔️ RESULTADOS

Os resultados indicaram que o pico de força IMTP apresentou forte correlação com o 1RM do agachamento, hang clean, salto vertical, agilidade e tempo de sprint para todos os intervalos. Além disso, a velocidade média e de pico de sprint, bem como a força e potência média do sprint, também foram correlacionados de forma significativa com o pico de força IMTP. Interessantemente, a taxa de desenvolvimento de força entre 50-250 ms foi associada significativamente à força média de sprint e potência nos primeiros 5 metros.

✔️ NA PRÁTICA!

Com base nos resultados, os autores concluíram que o teste mid-thigh pull isométrico pode ser utilizado para avaliar e monitorar o desempenho de jogadores de basquete universitários. Além disso, a aceleração inicial de um sprint (~5m) é fortemente influenciada pela TDF.

✔️ No curso Isometria para força e potência, eu vou te ensinar como realizar esse teste de forma prática e sem a necessidade de uma plataforma de força. Com o conhecimento adquirido, você será capaz de monitorar a evolução do seu aluno/atleta planejar treinos de maneira mais precisa e personalizada e além de receber uma planilha para acompanhar o progresso dos resultados.

Ainda temos algumas vagas disponíveis, então não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades e aumentar a qualidade dos seus treinos.

✔️ Para ter toda a informaçã e se inscrever entre aqui>>

Espero vê-lo(a) no curso em breve, forte abraço!

(João Coutinho)

📌J Strength Cond Res. 2019 Oct;33(10)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.