COMPLEX TRAINING: PPA COM RESISTÊNCIA VARIÁVEL

Pliometria, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

Este estudo buscou determinar se é possível obter um efeito de potenciação pós-ativação (PPA) através de um protocolo de contraste envolvendo agachamento com resistência variável (bandas elásticas) e salto máximo horizontal parado (SH).

✔️ESTUDO
Foram selecionados 14 jogadores de rugby com experiência em treinamento de força, sendo que o grupo experimental realizou um protocolo de contraste para PPA alternando “box squats” com pausa e SH com 90 segundos de intervalo, enquanto o grupo controle realizou apenas um protocolo com SH.

✔️ RESULTADOS
Os resultados mostraram que o desempenho de SH no grupo experimental foi significativamente maior do que a média durante todas as quatro séries, enquanto o grupo controle não apresentou melhora significativa. Além disso, os atletas mais fortes experimentaram um maior efeito de PPA.

✔️ NA PRÁTICA!
Embora a amostra tenha sido pequena (n=14), os resultados indicam que a resistência variável adicionada pelas bandas elásticas é um contribuinte para o efeito de PPA. Este estudo reforça a importância do salto horizontal após a realização de agachamentos pesados em várias séries e destaca que atletas com maior capacidade neuromuscular experimentam uma maior PPA. Portanto, o método deve ser utilizado em fases mais avançadas de treinamento.

✔️ ÚLTIMA CHAMADA!
Final de Semana da Força e Potência nos dias 15 e 16 de abril em SP.
Para saber mais sobre como treinadores de grandes equipes profissionais de diversas ligas estão usando efetivamente o treinamento isométrico para induzir PPA e aumentar a força e potência dos seus atletas, participe do curso! Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e aprimorar suas habilidades. Estamos a menos de 1 mês e as vagas estão terminando.

Acesse nosso canal do Telegram no link do perfil e confira outros conteúdos exclusivos.

Forte abraço, João Coutinho.

📌JSCR October 2016 – Vol 30 (10)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.