Princípios de treinamento de força e potência na reabilitação
Lesões no esporte têm um enorme impacto no desempenho atlético. Este artigo visa apresentar ao profissionais do esporte a literatura disponível referente ao desenvolvimento de força e potência, bem como, como esses princípios podem ser incorporados a um programa de reabilitação e melhorar o processo de retorno ao esporte (RTS).
✔️ ESTUDO
Este artigo examinou a literatura disponível sobre os princípios do treinamento de força, bem como o desenvolvimento de força e potência, e como estes podem ser implementados em um programa de reabilitação.
✔️ RESULTADOS
As principais conclusões deste estudo foram:
Ser capaz de manter um alto nível de força pode reduzir as lesões relacionadas ao esporte em um terço e as lesões por uso excessivo em quase metade. Déficits na taxa de desenvolvimento de força (RFD) foram demonstrados após a lesão, e a capacidade de aplicar altas forças em curtos períodos de tempo é imperativa para restaurar do ponto de vista da reabilitação e desempenho ao retornar os atletas ao esporte.
O objetivo de um programa de reabilitação deve ser desafiar continuamente o atleta para conseguir uma adaptação positiva ao treinamento. Forte comunicação e cooperação com toda a equipe de medicina esportiva são essenciais para preencher a lacuna entre reabilitação e desempenho.
✔️ NA PRÁTICA!
Força, taxa de desenvolvimento de força e força reativa diminuem após uma lesão, por isso é imperativo abordar todos os aspectos antes de retornar um atleta ao esporte. Arremessos de bola medicinal, pliometria e levantamento de peso olímpico são exemplos exercícios para aumentar o RFD.
Exercícios de treinamento como drop jump, rebotes e saltos com barreiras podem ser utilizados para atingir a força reativa. Pesquisas atuais mostram que 66% das lesões relacionadas ao esporte podem ser evitadas com os atletas possuindo mais força.
✔️ No grupo TELEGRAM deixei o artigo além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). Mais conteúdo? 👉 veja aqui
Compartilhe com quem possa se interessar por esse post!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 Sports Medicine 50(16) 2020 [A1029]
*video: ghipy.com