A imersão no gelo pode compensar o estresse do treinamento no calor?
Atletas frequentemente treinam no calor e, embora as respostas fisiológicas e as adaptações ao calor sejam bem descritas na literatura, pouco se sabe sobre como isso afeta o sono. O objetivo deste estudo foi compreender os efeitos do treinamento térmico em diferentes marcadores do sono e investigar os efeitos da imersão em água fria (CWI) no sono.
ESTUDO
30 sujeitos treinaram por 5 dias consecutivos em ~32ºC, sendo divididos aleatoriamente em 3 intervenções diferentes.
Antes do início do protocolo de ciclismo, uma medida de sono basal foi obtida durante 5 dias consecutivos. Outras medidas de sono incluíram localização do sono, hora de dormir e hora de levantar, duração do uso de dispositivos eletrônicos imediatamente antes de dormir e qualidade do sono. A frequência cardíaca (FC) e a avaliação do esforço percebido (PSE) foram registradas a cada 5 minutos.
RESULTADOS
O estudo mostrou que um aumento na carga de treinamento (de 2-3 sessões por semana para 5) e na temperatura ambiente reduz a qualidade do sono e o tempo de sono, com o CWI não tendo efeito para melhorar a qualidade ou o tempo do sono. Devido ao desenho deste estudo, não é possível quantificar os efeitos de cada variável (ou seja, aumento da carga de treinamento ou treinamento no calor). 📌 J Thermal Biology (74) 2018
NA PRÁTICA!
Os resultados deste estudo podem sugerir que pode ser benéfico progredir cada variável ao longo do tempo. Ex: aumentar a carga de treinamento durante a primeira semana e, na semana subsequente, manter a carga, mas aumentar o estímulo ambiental (ou seja, aumentar o calor); isso garantirá um carregamento estratégico e progressivo.
O fato de o sono ter sido afetado principalmente devido à duração da vigília indica que as “estratégias para dormir” (deixei lá no canal do Telegram!) devem ser implementadas em treinamento em ambientes quentes. Isso garantirá que as respostas e adaptações ao treinamento não sejam afetadas pelo sono ruim.
✔️ QUER SABER MAIS?
Então participe do nosso grupo do Telegram, você pode baixar esse artigo além de material complementar (vídeo, infográfico…) sobre o tema! PARTICIPE!!
Avise quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)