programa ´EPPP` da Premier League aumentou ou diminuiu as taxas de lesões?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo

O objetivo deste estudo foi investigar a incidência de lesões em jovens jogadores de futebol antes e depois da adoção de um novo esquema de prevenção de lesões, conhecido como Elite Player Performance Plan (EPPP) – deixei material no grupo Telegran!.

ESTUDO

Foram acompanhados atletas sub12-sub18  ao longo de seis temporadas. As 3 primeiras temporadas foram monitoradas antes da introdução do EPPP, enquanto as últimas 3 temporadas incluídas foram após a aplicação do EPPP nos clubes de primeira divisão (permitindo um desenho pré vs pós-intervenção). Todos os dados foram coletados entre os anos de 2009 e 2015.

RESULTADOS

Neste estudo, um total de 882 lesões foram relatadas durante o período de seis anos. Essas lesões foram divididas em pré e pós-intervenção EPPP, com 486 ocorrendo antes da intervenção EPPP, e apenas 396 prevalecendo após o esquema EPPP. Após a introdução do EPPP, as taxas de lesões das seguintes faixas etárias sub-12, 13, 14, 15 e 18 reduziram significativamente após as três temporadas. Esses resultados, no entanto, não foram condizentes com a equipe do Sub-16, cuja incidência de lesões aumentou após o EPPP. 📌 J Sports Sci. 36(19) 2018

NA PRÁTICA!

Este é um dos primeiros estudos a investigar o impacto do EPPP na prevalência e prevenção de lesões. Pode-se sugerir que para a maioria das faixas etárias, o EPPP tem sido uma intervenção eficaz no que diz respeito à redução das taxas de lesões em jogadores. No entanto, isso não explica a anomalia nos achados no grupo de sub16. A duplicação do volume de treinamento, juntamente com um aumento no potencial de força devido ao crescimento muscular que segue ao pico de crescimento e a má coordenação podem explicar por que as lesões aumentaram.

✔️ QUER SABER MAIS?

Então participe do nosso grupo do Telegram,  você pode baixar esse artigo além de material explicativo sobre o programa EPPP! PARTICIPE (link na bio @treinamentoesportivo).

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.