Terra e salto vertical

Futebol, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

O efeito da potenciação pós ativação (PPA) é um fenômeno conhecido de desempenho onde uma ação muscular é aumentada quando realizada após uma ação muscular prévia de alta ativação neuromuscular.
.
Os estudos têm reportado uma grande quantidade de variabilidade entre indivíduos além de uma grande variabilidade nas respostas. Outro ponto a ser observado é que a PPA mostra mais efeito em indivíduos treinados do que indivíduos não treinados. Apesar de diversos estudos o mecanismo exato pelo local ocorre a PPA ainda não é claro. (Publiquei um artigo sobre este tema em 2003).


ESTUDO
O objetivo deste outro estudo (Arias et al Sports 2016) foi verificar a PPA do levantamento terra sobre o salto vertical. Foram avaliados 15 sujeitos com mais de 6 meses de treinamento de força e experiência no levantamento terra.

O protocolo era de cinco movimentos com 85%1RM e realização do salto após 15 segundos e 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 minutos após a realização do exercício. Além disso houve uma sessão de controle onde se avaliou os saltos sem a realização prévia do levantamento terra.
Resultados

RESULTADOS
O que se observou foi uma redução na altura do salto no intervalo de 15, possivelmente associado a fadiga imediata ao exercício. Fora isso, entre os grupos, não se observou nenhuma diferença significativa. Interessante destacar que os pesquisadores indicaram plena recuperação a partir de dois minutos o que já foi tema do meu post passado.


NA PRÁTICA!
Os pesquisadores concluíram que 5 repetições a 85% no terra não promove efeito de PPA para o salto vertical.

👉 NOVA VÍDEO-AULA!
Recentemente disponibilizei a aula OS 4 PROBLEMAS DA PERIODIZAÇÃO explicando principalmente para modalidades intermitentes: futebol, tênis, rugby, basquete, lutas…
.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.