Efeitos de 2 semanas de choque

Futebol, Periodização, Treinamento Esportivo

Quanto de condicionamento físico podemos conseguir com nossos atletas em um espaço curto de tempo (pré-temporada nos dias de hoje!) onde também faz necessário o treinamento técnico-tático?

Capacidades metabólicas de condicionamento (ex :aeróbia; sprints repetidos) podem ser desenvolvidas mais rapidamente do que as neuromusculares (ex: força; potência). Para isso é necessário programar o treinamento de maneira “não tradicional”.


✔ESTUDO
Neste recente estudo alemão se avaliou os efeitos de 2 semanas concentradas de choque (“alta intensidade) no desempenho de jogadores de futebol (n=12). O período “concentrado” incluiu 8 sessões treinamento técnico e tático além de 12 sessões de condicionamento com 2 sessões de 2 períodos feitas nos dias 6 e 13 do estudo.

Os atletas realizaram testes antes, 6 dias após (para permitir a recuperação) e 25 dias depois ao período concentrado. Os testes foram salto vertical, sprints repetidos e YoYo IRT2.

✔CONCLUSÃO
Os pesquisadores concluíram que 2 semanas de “choque” melhorava a aptidão física mas que após 19 dias tendia a diminuir. Portanto, deve ser incluído um trabalho de manutenção ao longo da temporada para evitar a perda dos ganhos.

O potencial de lesão é aumentado durante esses períodos e, portanto, os jogadores devem ser monitorados de perto. Com o devido controle, conhecimento e adequações necessárias as capacidades físicas podem ser melhoradas a partir de 2 semanas concentradas.

Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço! (João Coutinho) .
📍ref – J Sports Sci Med. 2014 May 1;13(2):259-65

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.