Tecnologia de rastreamento de esportes de equipe: são válidas e precisas?

Futebol, Treinamento Esportivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão da medição das tecnologias de rastreamento mais comumente usadas em esportes coletivos profissionais: vídeo de múltiplas câmeras (VID), sistema de posicionamento local baseado em radar (LPS) e sistema de posicionamento global (GPS).

ESTUDO

As medidas de posição, velocidade, aceleração e distância de cada tecnologia foram comparadas com medidas simultaneamente registradas de um sistema de referência (sistema de captura de movimento VICON) e quantificadas por meio do erro quadrático médio RMSE. Participaram do estudo 14 jogadores de futebol Sub-19 da Bundesliga

A bateria de testes foi um circuito específico de movimentação de futebol (SSC), corridas intervaladas (“shutlle runs”) e jogos reduzidos em um campo de futebol ao ar livre.

RESULTADOS

A validade dos dados fundamentais de rastreamento espaço-temporal diferiu significativamente entre todas as tecnologias testadas. Em particular, LPS mostrou maior validade para medir a posição de um atleta (23 ± 7 cm) do que VID (56 ± 16 cm) e GPS (96 ± 49 cm).

Todas as tecnologias tinham em comum que a magnitude do erro aumentava conforme a velocidade do objeto de rastreamento aumentava. Principalmente em indicadores de desempenho que podem ter alto impacto nas decisões práticas, como distância percorrida em alta velocidade, foram encontrados desvios > 40% do sistema de referência para cada uma das tecnologias. 📌 PLOS ONE 13(7) 2018

NA PRÁTICA!

Devido ao fato de os atletas competirem e treinarem com diferentes tecnologias de rastreamento, cada sistema deve ser considerado uma informação separada e não deve ser comparado entre si. Com às limitações dos dados, os treinadores devem continuar a usar outras medidas de desempenho, como testes de campo e monitoramento da recuperação para complementar o rastreamento do atleta.

✔️ No grupo do Telegram já está disponível o artigo além de um vídeo incrível sobre o VICON. PARTICIPE! (link do perfil). Marque quem possa se interessar por esse post! Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.