PSE e FC pode ser usada para monitorar a carga treinamento técnico?

Futebol, Resistência, Treinamento Esportivo

Os autores do estudo determinaram a associação entre percepção de esforço (sRPE) e uma medida comum de carga baseada na frequência cardíaca (FC), impulso de treinamento (TRIMP) (deixei no grupo Telegram mais informações sobre isso) para estabelecer se cada pontuação de RPE representa diferentes valores de FC e analisar a variabilidade do tempo gasto acima de 90% da FC pico durante o treinamento.

✔️ ESTUDO

Dezessete jogadoras de futebol feminino de elite foram monitoradas durante 6 semanas do período competitivo de um campeonato nacional. Durante cada sessão de treino a FC foi registrada continuamente, com PSE registrada usando a escala CR-10 para cada jogador, 15-30 min após cada sessão.

O sRPE foi calculado (sRPE = RPE x duração da sessão) após a conclusão de cada sessão de treino, juntamente com o TRIMP para cada jogador. Os autores também calcularam o tempo gasto acima de 90%FC pico por cada jogador.

✔️ RESULTADOS

Uma correlação muito grande foi encontrada entre sRPE e TRIMP.Os diferentes escores de sRPE foram associados a diferentes valores de FC, significando que cada aumento de sRPE foi associado a um aumento significativo na FC média da sessão. O tempo gasto acima de 90%FCpico foi altamente variável entre os jogadores, bem como, dentro do mesmo jogador para diferentes sessões. 📌 J Strength Cond Res. 36(1) 2022 (A1017)

✔️ NA PRÁTICA!

Os resultados deste estudo sugerem que, dentro do ambiente de elite do futebol feminino, o sRPE está altamente correlacionado com a carga interna. Como os autores afirmaram, porém, as sessões de treinamento dentro deste estudo foram relativamente homogêneas e a intensidade variou entre moderada a forte.

Portanto, os praticantes devem ser cautelosos ao usar esse método em sessões de alta intensidade, pois não está claro se o sRPE representa o estresse cardiovascular imposto.

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.