Qual é o melhor para o salto: Pliometria, LPO ou treino de força?
O objetivo desta meta-análise foi comparar as mudanças no desempenho no salto contramovimento (CMJ) através do levantamento de peso (LPO), treinamento de força tradicional (TRT) e treinamento pliométrico (PT) para determinar os métoos mais eficazes.
ESTUDO
Os autores buscaram estudos sobre o tema nas bases de dados ‘PubMed’ e ‘ISI Web of KnoLPOedge’ de 1970 a outubro de 2016 com critérios pré-determinados para seleção. Apenas 7 estudos preencheram os critérios de inclusão.
RESULTADOS
Os 2 principais achados da meta-análise foram:
1. Os exercícios LPO produziram maiores melhorias no desempenho do CMJ em comparação com o TRT (7,5% vs 2,1%)
2. Os exercícios LPO e PT foram igualmente eficazes na melhoria do desempenho do CMJ (8,8% vs 8,1%).
📌 J Sports Sci 36(18) 2018 (A1004)
NA PRÁTICA!
Tanto exercícios de LPO quanto pliométricos podem ser usados para maximizar a capacidade de salto vertical. Em última análise, a experiência dos atletas com exercícios de LPO e as demandas do esporte devem ajudá-lo a determinar o tipo ideal de treinamento a ser usado com seus atletas.
Embora os exercícios de LPO sejam certamente mais difíceis de aprender do que os pliométricos, isso não significa necessariamente que devemos eliminá-los. Em vez disso, devemos simplesmente usar variações de LPO mais fáceis de aprender para aqueles que não estão familiarizados com elas (veja os cursos lá no site!)
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE!
Avise quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)