Qual é o melhor para o  salto: Pliometria, LPO ou treino de força?

Levantamento Olímpico, Pliometria, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

O objetivo desta meta-análise foi comparar as mudanças no desempenho no salto contramovimento (CMJ) através do levantamento de peso (LPO), treinamento de força tradicional (TRT) e treinamento pliométrico (PT) para determinar os métoos mais eficazes.

ESTUDO

Os autores buscaram estudos sobre o tema nas bases de dados ‘PubMed’ e ‘ISI Web of KnoLPOedge’ de 1970 a outubro de 2016 com critérios pré-determinados para seleção.  Apenas 7 estudos preencheram os critérios de inclusão.

RESULTADOS

Os 2 principais achados da meta-análise foram:

1. Os exercícios LPO produziram maiores melhorias no desempenho do CMJ em comparação com o TRT (7,5% vs 2,1%)

2. Os exercícios LPO e PT foram igualmente eficazes na melhoria do desempenho do CMJ (8,8% vs 8,1%).

📌 J Sports Sci 36(18) 2018 (A1004)

NA PRÁTICA!

Tanto exercícios de LPO quanto pliométricos podem ser usados ​​para maximizar a capacidade de salto vertical. Em última análise, a experiência dos atletas com exercícios de LPO e as demandas do esporte devem ajudá-lo a determinar o tipo ideal de treinamento a ser usado com seus atletas.

Embora os exercícios de LPO  sejam certamente mais difíceis de aprender do que os pliométricos, isso não significa necessariamente que devemos eliminá-los. Em vez disso, devemos simplesmente usar variações de LPO mais fáceis de aprender para aqueles que não estão familiarizados com elas (veja os cursos lá no site!)

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE!

Avise quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.