Pular corda é útil para aumentar a densidade óssea em jovens?

Basquete, Pliometria, Treinamento Força

Das inúmeras adaptações que ocorrem durante a puberdade, o crescimento ósseo é um dos principais protagonistas que acompanha a idade e a altura. Como a força óssea é considerada uma medida preventiva de lesões e osteoporose, é importante que os treinadores procurem métodos que desenvolvam a resiliência óssea de uma maneira eficiente e, para jovens atletas, divertida.

ESTUDO

Este estudo recrutou 176 meninas de Hong Kong (idade 12,23 anos ± 1,80) de escolas locais divididas em grupo experimental (n=66 meninas que estavam regularmente envolvidas em atividades de pular corda e  grupo controle (n=110 atletas) Destes 176, 143 compareceram ao dia do reteste após dois anos

RESULTADOS

Este estudo apoia a idéia de que pular corda pode, de fato, ser benéfico para melhorar a mineralização ósea, mas apenas nos membros inferiores. Em grupo bem treinado, a necessidade de progredir no treinamento por meio de um plano estruturado e metódico pode ser necessário para criar mais crescimento e desenvolvimento ósseo. Isso pode ser alcançado alterando a intensidade (altura/força do salto), volume (quantidade de saltos por dia/semana), técnica (2:2 pernas, 2:1 perna etc.), ou velocidade do salto (tempo de contato com o solo). 📌 PLoS ONE 12(12) 2017 (A1008)

NA PRÁTICA!

Infelizmente, a seção de conclusões práticas é limitada pelas mesmas limitações deste estudo. Embora esta pesquisa tenha tido um período de acompanhamento de dois anos, não conseguiu quantificar o volume ou a duração das tarefas baseadas em saltos.

Saltar é uma representação fantástica da capacidade de uma criança de coordenar, utilizar o ciclo alongamento-encurtamento e demonstrar sua competência em habilidades motoras. Os treinadores que trabalham com jovens atletas que participam de esportes de baixo impacto (ex: natação e ciclismo) podem querer adicionar saltos ao seu regime de treinamento para garantir que estejam desenvolvendo sua desidade ósea para fins de saúde, principalmente as atletas do sexo feminino.

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉podcasts, cursos e livros >>

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

imagem: GIPHY-ESPN

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.