O efeito da maturação e recuperação durante a pliometria
O presente estudo investigou o papel da maturação e a resposta a um plano de treinamento pliométrico com diferentes intervalos de recuperação no desempenho.
✔️ ESTUDO
Foram avaliados 26 jovens jogadores de futebol (10-17 anos). Todos os participantes foram testados em salto vertical, saltos horizontais, drop jumps (20cm) e velocidade máxima de chute.
Os participantes foram identificados como pré ou pós pico de crescimento (PHV), sendo divididos aleatoriamente em 4 grupos: controle (treino regular), pliometria, sem treino e 6 semanas adicionais de treino pliometrico.
Dentro desses grupos, os períodos de recuperação entre as séries foram aleatoriamente designados para 30 ou 120 segundos.
✔️ RESUTADOS
Em todas as medidas de teste, as pontuações de desempenho melhoraram em todos os participantes, independentemente do status de maturidade, com melhorias pequenas a moderadas. Nos jogadores mais velhos, os benefícios de desempenho foram melhorados após 120 segundos de descanso (p<0,001) em comparação com 30 segundos de descanso.
Maiores velocidades de chute foram observadas em jogadores mais velhos quando tiveram 120 segundos de descanso. O grupo pré-PHV obteve melhorias semelhantes na aptidão física ao usar períodos de descanso de 30 e 120 segundos com resultados semelhantes nas velocidades de chute.
✔️ NA PRÁTICA!
• A maturidade parece desempenhar um efeito modulador no desempenho pliométrico, com benefícios pós-PHV de tempo de recuperação adicional em atividades pliométricas. Aqueles que eram pré-PHV recuperaram-se mais rapidamente do que aqueles pós-PHV.
Isso pode ser devido a uma menor intensidade de treinamento em meninos mais jovens devido à sua capacidade limitada de recrutar unidades motoras de alto limiar/tipo II. Deixei no grupo alguns exemplos de pliometria de alta intensidade.
Se você se interessa em aprender mais sobre treinamento pliométrico assista 1 aula sobre o tema aqui>>
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 J Sports Sci 37(23), 2019 [A1043]