Desenvolva potencia com Método de Contraste Frances
Este estudo examinou os efeitos agudos do protocolo de PPA conhecido como Método de Contraste Francês na altura do salto vertical com contramovimento (CMJ).
ESTUDO
Foram sujeitos 31 atletas (grupo intervenção n = 17 e grupo controle n = 14). A altura do CMJ foi medida antes e depois do protocolo French Contrast, que consistia em 3 x meio agachamento isométrico, drop jumps, meio agachamento dinâmico e hurdle jumps.
RESULTADOS
A altura do CMJ do grupo intervençãp melhorou de seus valores basais em 5,1 ± 1,1% após a primeira série, em 6,8 ± 1,8% após a segunda série, e em 8,5 ± 2,9% após a terceira série. O valor de PPA máxima foi um aumento de 11 ± 6,3% (p < 0,001). O grupo controle diminuiu a altura do CMJ em relação aos níveis basais, atingindo um decréscimo significativo de -2,1 ± 1,6%.
Esses achados sugerem que o Método de Contraste Francês é uma estratégia válida para melhorar a habilidade de salto vertical. Este método pode ser usado após o aquecimento como estimulo para aumentar agudamente a força e a potencia de membros inferiores. 📌 J Strength Cond Res. 32(7) 2018
NA PRÁTICA!
Duas séries podem ser ótimas para maximizar os resultados e minimizar o investimento de tempo, pois três séries não mostraram nenhuma melhoria no desempenho do salto em comparação com a 2ª série. Isso pode ser devido ao aumento da fadiga derivada do trabalho extra concluído. Independentemente de ser um atleta de alto nível ou não, parece que o treino de contraste francês pode beneficiar positivamente o desempenho.
✔️ Explico a fundo esse método com um módulo específico no Curso Online Pliometria nos Esportes, te ensino passo-a-passo como escolher os exercícios mais adequados e quando utilizar esse poderoso método – veja o conteúdo e assista 1 aula grátis no site!
✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de um vídeo com exemplo de exercícios. PARTICIPE!
Marque quem possa se interessar por esse post!
Forte abraço (João Coutinho)