Treino de equilíbrio para jovens atletas: quanto e com que frequência?

Treinamento Esportivo, Treinamento Funcional

O equilíbrio é a chave para todos os movimentos funcionais, onde a postura, a estabilidade articular, a eficiência neuromuscular e a simetria são apoiadas pela capacidade do atleta de sustentar o equilíbrio desses sistemas.

ESTUDO

Os autores deste estudo realizaram uma revisão bibliográfica completa (total 198 estudos), com foco em estudos que investigaram equilíbrio, treinamento neuromuscular, propriocepção e equilíbrio estático e dinâmico em sujeitos jovens (6 a 19 anos).

RESULTADOS

Este estudo descobriu que o treinamento de equilíbrio, é um método eficaz ao procurar melhorar o equilíbrio estático e dinâmico. Com relação à duração do treinamento, 12 semanas de forneceram maiores ganhos. Em termos de frequência, 2x semana com duração aproximada de 4-15 minutos foram benéficas, com os maiores efeitos em adolescentes. Além disso, sessões de treinamento de equilíbrio adaptadas às faixas etárias individuais (6-7, 11-12 e 14-15) foram muito mais eficazes do que as que não consideraram a idade cronológica e a habilidade. Por fim, todas as formas de treinamento de equilíbrio se mostraram eficazes. .📌 Sports Med, 48(9), 2018.

NA PRÁTICA!

O treinamento de equilíbrio “é facil de manejar” pois pode ser incorporado a sessões de resistência, aquecimentos ou até mesmo períodos de descanso, e depende de pouca duração ( 2x semana 4-15 minutos). Gostaria também de relembrar a necessidade de adequar o treino de equilíbrio à idade do atleta motivo pelo qual foi coloquei um vídeo no canal do Telegram com exemplo de atividade prática para crianças como material complementar.

✔️ QUER SABER MAIS?

Então participe do nosso grupo do Telegram,  você pode baixar esse artigo além de acessar conteúdo adicional sobre o tema! PARTICIPE

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.