Assimetrias de membros: considerações para profissionais

Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

Assimetrias entre membros foram uma fonte comum de investigação nos últimos anos, com a maioria dos estudos destacando sua prevalência em várias tarefas atléticas. Poucos testaram se a redução das diferenças entre membros é necessária para melhorar o desempenho físico. Além disso, há várias considerações que podem existir, que os praticantes devem considerar antes de iniciar intervenções de treinamento para reduzir estas diferenças

ESTUDO

Foi feito uma revisão de literatura. De acordo com o conhecimento dos autores, existem até o momento apenas 6 estudos que incluíram intervenções específicas de treinamento com o objetivo de reduzir assimetrias entre os membros.

Os artigos revisados neste estudo mostram que assimetrias de membros inferiores podem ser reduzidas por meio de intervenções específicas de treinamento unipodal ou bipodal. No entanto, se você deseja reduzir a assimetria, pode depender da época da temporada e do esporte em que o atleta está envolvido. 📌 SCJ 40(2) 2018

NA PRÁTICA!
Um corredor de velocidade pode usar o salto unilateral como avaliação física. Se o atleta estiver a poucos meses de competir, pode ser melhor deixar a assimetria devido ao potencial de alteração do controle motor com o atleta tendo que integrar novos níveis de potência em sua técnica.

Buscar reduzir assimetrias para ganhos de desempenho pode ser benéfico no início de um ciclo de treinamento (ou seja, mais longe da competição). No entanto, para determinar se uma assimetria deve ou não ser reduzida, os autores desta revisão propõem um limiar de assimetria entre membros de 10% ou menos. Deve-se notar também que existem diferentes limiares de assimetria dependendo do teste selecionado, pois nem todos os testes produzem resultados iguais.

✔️ QUER SABER MAIS?

Então participe do nosso grupo do Telegram,  você pode baixar esse artigo além de acessar conteúdo EXTRA  sobre o tema! PARTICIPE !

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.