
Treinamento focado no quadril pode reduzir lesões do LCA em mulheres?
Atletas do sexo feminino são 2 a 8 vezes mais propensas a sofrer uma lesão do LCA em comparação com os homens. O objetivo deste estudo foi medir a eficácia de um protocolo de prevenção de lesões com foco no quadril (HIP) na redução de lesões do LCA em jogadoras de basquete.
ESTUDO
Houve dois períodos neste estudo: um período de observação de 4 anos no qual o número de lesões do LCA e exposições atléticas (AE’s) foram registrados para 309 jogadoras de basquete, seguido por um período de intervenção de 8 anos que consistiu em educação e treinamento de HIP (períodos I e II).
RESULTADOS
As análises dos dados encontraram uma diminuição significativa no risco de lesão do LCA por contato e sem contato (redução do risco relativo – RR) entre a observação e os dois períodos de intervenção. Ao comparar o período de observação com os períodos de intervenção, a redução geral do RR da lesão do LCA foi de 62% e a redução do RR do LCA sem contato foi de 61%.
📌Am J Sports Med 46(4 2018 (A1001)
NA PRÁTICA!
Embora este estudo não tenha sido um ensaio clínico randomizado, há várias coisas que contribuíram para o sucesso do protocolo. A primeira é que utilizou movimentos específicos do basquete e várias formas de exercício, incluindo aterrissagem de rebote, desaceleração, fintas, saltos e passadas laterais.
A segunda, é que se concentrou em melhorar a função e a força geral da articulação do quadril, o que foi demonstrado em pesquisas anteriores como comprometido em mulheres. Por fim, a taxa de adesão neste estudo foi de 89%, o que é fenomenal.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de acessar material complementar e o vídeo do protocolo. PARTICIPE! 👉 aqui>>.
Avise quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)