Treino de prevenção de lesões para juvenis: frequência e o que fazer
O objetivo desta meta-análise foi investigar as relações dose-resposta dos programas de Treinamento Neuromuscular (NMT) para prevenir lesões nos membros inferiores em atletas adolescentes, a fim de fornecer recomendações práticas para treinadores/fisioterapeutas.
✔️ ESTUDO
Uma busca sistemática de estudos sobre este tópico foi realizada em cinco bancos de dados (PubMed, Scopus, SPORTDiscus, The Cochrane Library, PEDro) desde o início até janeiro de 2017.
✔️ RESULTADOS
Houve uma redução geral do risco de lesão (IRR) de 42% com o treinamento neuromuscular. Frequências de treinamento de 2 ou 3x por semana resultaram na maior redução de risco, e um volume de treinamento semanal de mais de 30 minutos tendeu a ser mais eficaz em comparação com volumes mais baixos. As durações das sessões de 10-15 min de NMT produziram efeitos comparáveis às durações das sessões mais longas. Finalmente, as intervenções com duração superior a 6 meses não foram consideradas superiores aos programas mais curtos. 📌 Front Physiol 14(8) 2017 (A1013)
✔️ NA PRÁTICA!
A conclusão mais importante deste estudo para nos treinadores é que uma redução significativa nas taxas de lesões em atletas jovens pode ser alcançada com volumes modestos de NMT.
Esta meta-análise mostra que a TMN realizada em sessões curtas de 10 a 15 minutos, 2 a 3 vezes por semana, com um volume de treinamento semanal de 30 a 60 minutos é ideal para prevenir lesões nos membros inferiores. Este volume pode ser facilmente alcançado implementando a NMT nos aquecimentos para sessões de campo ou academia.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de uma progressão de exercícios e material complementar (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)