O treinamento complexo rápido-excêntrico melhora o desempenho?
O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do treinamento rápido excêntrico e complexo balístico de curta duração na potência muscular, taxa de desenvolvimento de força (TFD), composição de fibras musculares e área de seção transversal (CSA).
ESTUDO
Dezesseis estudantes de educação física foram divididos em grupo de treinamento (GT, n = 8) ou grupo controle (GC, n = 8). O GT seguiu um programa de treinamento de baixo volume de 6 semanas, incluindo agachamento excêntrico rápido com carga otimizada individualmente de 74% ± 7% 1RM de meio agachamento 2x por semana e uma sessão de treinamento balístico com carga (30% 1RM) e agachamento com salto sem carga, uma vez por semana, todos combinados com saltos pliométricos sem carga (CMJ).
RESULTADOS
O estudo mostra que um protocolo de treinamento de baixo volume composto por 12 agachamentos excêntricos rápidos com cargas submáximas, mais 18 CMJs para as sessões 1 e 3, 24 agachamentos com salto e 18 CMJs na sessão 2 de cada semana resulta em grandes melhorias na TDF, CSA em todos os tipos de fibras musculares, potência e altura do CMJ em uma ampla gama de cargas externas. 📌 Med Sci Sports Exerc 50(4). 2018
NA PRÁTICA!
Isso sugere que ganhos de curto prazo na potência muscular e força explosiva, acomodadas pela hipertrofia de fibras de contração rápida e lenta, podem ser alcançadas sem o uso de cargas pesadas. A eficácia pode ser devido ao agachamento excêntrico rápido, pois foi capaz de atingir altos picos de forças de reação do solo e TDF.
Curiosamente, a porcentagem de fibras musculares do tipo IIx não diminuiu após a intervenção, o que geralmente é visto durante o treino com altas cargas ou treinamento de potência carregado. Portanto esse protocolo de treinamento poderia ser implementado para atletas baseados em potência e/ou velocidade.
✔️ QUER SABER MAIS?
Então participe do nosso grupo do Telegram, você pode baixar esse artigo além de 2 artigos complementares, vídeo e infográfico sobre o tema! PARTICIPE (link na bio @treinamentoesportivo).
Marque quem possa se interessar por esse post!
Forte abraço (João Coutinho)