LPO ou Trap Bar jump: qual o melhor?
Quando se trata de seleção de exercícios de potência, atualmente temos os treinadores defensores do uso de derivados do LPO – estou nesse grupo! – e aqueles que não são. Estes acreditam ser necessário muito tempo para se obter uma boa técnica de LPO perdendo assim um tempo valioso que pode ser obtido com exercícios alternativos mais simples – como o agachamento balístico (jump squat) por exemplo.
Um estudo recente comparou os efeitos do uso do Hang Pull com o agachamento com salto na barra hexagonal – o que torna o exercício mais simples – como exercício de potência principal no programa de treino.
✔️ ESTUDO
Foram avaliados 18 nadadores universitários (10 mulheres e 8 homens) com experiência, divididos em 2 grupos: HP (high-pull) e JS (jump squat). O estudo durou 10 semanas com o volume igualado entre grupos. Foram escolhidas cargas para otimizar o pico de potência do movimento (70% no HC e 20% de 1RM do grupo JS). Foram testados pré e pós no salto sem contramovimento, salto vertical e MT Pull isométrica. As medidas de altura, potência e TDF foram obtidas em plataforma de força.
✔️ RESULTADOS
O pós-teste revelou que ambos os grupos melhoraram significativamente em cada um dos testes. No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Enquanto que entre os grupos não houve diferenças estatísticas significante, os resultados variaram em pequena escala em favor do grupo JS para o salto sem contramovimento, em picos de potência, TDF e pico de força isométrica no MT Pull.
✔️ NA PRÁTICA!
Parece que ambas as intervenções de treinamento podem melhorar significativamente os índices de potência em nadadores universitários, com um viés mais positivo em favor do JS. Na dúvida fique com os 2! Presenciei experiências práticas muito positivas do uso de derivados do LPO e exercícios balísticos com o campeão olímpico César Cielo entre outros. Deixei um video lá no grupo telegram (participe!)
✔️ PRÓXIMOS CURSOS: 15 e 16 abril – São Paulo, Saiba mais 👉 cursos sp 2023
✔️GRUPO TELEGRAM
Participe do nosso Grupo do Telegram! Envio mais conteúdo sempre por lá.
Marque quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço!
(João Coutinho)
📌 doi: 10.1519/JSC.0000000000001941