Efeitos do treinamento de oclusão muscular sem exercício posterior
Algumas pesquisas mostram uma diminuição na força do quadríceps em 20-60% após 30 dias de repouso na cama. O treinamento de oclusão muscular (BFR – em inglês) é um método de reduzir o fluxo sanguíneo para uma extremidade em exercício com o objetivo de aumentar a força. O objetivo dessa revisão foi determinar os efeitos da BFR sem a inclusão de exercício concomitante.
✔️ ESTUDO
Foi feita uma revisão bibliográfica de estudos publicados sobre o tema até janeiro de 2019. Foram incluídos estudos que compararam o BFR sem exercício adicional na extremidade proximal da coxa durante uma imobilização com um grupo controle.
✔️ RESULTADOS
As principais conclusões desta revisão foram:
• Em relação ao efeito da RFS na força muscular, quando comparado com um grupo controle (sem intervenção), dois dos estudos concluíram que houve atenuação significativa na redução da fraqueza muscular.
• Em relação ao efeito do BFR na atrofia muscular, os três estudos concluíram que o BFR preveniu a diminuição da circunferência da coxa.
• O estudo que avaliou a atrofia muscular por ressonância indicou que o BFR pode atenuar a atrofia por desuso dos músculos extensores.
✔️ NA PRÁTICA!
Um dos nossos objetivos como treinadores no trabalho conjunto com os fisioterapeutas é ajudar a restaurar e combater os déficits de força muscular após uma lesão. Embora mais pesquisas sejam necessárias, pesquisas atuais mostram os benefícios da prevenção da atrofia e força muscular com o uso de BFR em combinação com exercícios, especificamente em pacientes pós-operatórios em que a carga pesada em uma articulação é contraindicada, mas a atrofia está presente.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 J Sport and Health Science Vol.9(2), March , 2020 [A1039]