Carga para força e potência

Treinamento Força

Movimentos rápidos e explosivos (sprints e saltos) são produzidos pelas fibras de contração rápida. As unidades motoras (UMs) de alto limiar consistem predominantemente em fibras musculares de contração rápida. São essas unidades motoras que precisam ser treinadas na academia e nos exercícios específicos em quadra/campo. Ser capaz de recrutar e utilizar UMs de alto limiar faz com que um atleta seja mais rápido e mais explosivo.


Para treinar UMs de alto limiar geralmente temos o treinamento de força máxima (cargas > 85% 1RM) ou treinamento de força rápida/explosiva com cargas moderadas aceleradas com velocidade máxima determinada.

No entanto, existe a hipótese de que o treinamento de falência muscular com cargas de baixa-média também recruta UMs de alto limiar.

ESTUDO

Um estudo recente (2014) testou essa teoria. Os pesquisadores avaliaram a atividade EMG do quadríceps e do bíceps femoral em séries com baixa carga (30% 1RM) e alta carga (75% 1RM) no leg press em 10 homens treinados.

RESULTADOS

Os resultados obtidos rejeitaram a teoria de que treinamento com baixa carga até a falência recruta UMs de alto limiar de forma semelhante ao treinamento com carga mais alta . O pico de EMG foi significativamente maior na séries com alta carga em comparação aos de baixa carga (177,3 vs. 137,73). Além disso, a atividade média de EMG foi significativamente maior no treinamento de alta carga versus baixa carga (em média, 63,7 vs. 41,63)

Parece que os atletas devem buscar cargas mais elevadas para estimular as UMs de alto limiar durante o treinamento na academia. Treinar com cargas leves até a falha – programa típico para hipertrofia – não conseguirá isso de forma tão eficaz.

Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço! (João Coutinho)

Ref – Eur J Appl Physiol (2014) 114:2491-2497

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.