Agachamento: o melhor!

Treinamento Força, Treinamento Funcional

Todos nós já ouvimos dizer que os agachamentos prejudicam de alguma forma os joelhos ou a coluna e por aí vai. Entretanto nos dias de hoje sabemos que os exercícios de agachamento são utilizados na preparação de atletas de várias modalidades exatamente por causa da sua eficiência no trabalho muscular e desenvolvimento geral dos membros inferiores do corpo. Porém algumas pessoas resistem em incluir estes exercícios em seu programa de treinamento. Sejam os agachamentos livres ou avanços com halteres ou barras, todos estes exercícios são cercados de mitos e especulações sobre sua execução.

Poderíamos dizer que por ser uma combinação de flexões e extensões, uma união de movimentos multiarticulares gera certo receio em relação aos praticantes de esportes.

Nas academias poderíamos dizer que muitas vezes por falta de auxilio adequado os alunos deixam de executar em suas sessões de treinamento. Isso por que alguns professores não o executam ou não sabem a forma correta de auxiliar e corrigir o movimento. Mesmo para aqueles que não desejam competir ou não praticam nenhum esporte coletivo o agachamento apresenta muitos benefícios. Aqui estão alguns dos principais:

· Aumenta a eficiência neuromuscular, facilitando assim uma transferência excelente de potência para outros movimentos similares ou do dia a dia que exija um trabalho de desempenho de força da região inferior do corpo.

· Desenvolve grandes grupos musculares da região inferior do corpo como na região inferior das costas, nos quadris, glúteos, coxas e na chamada “zona de força do corpo”.

· Causa o aumento da densidade óssea bem como o fortalecimento de tendões e ligamentos oferecendo assim uma maior estabilidade das articulações.

Poderíamos citar aqui inúmeros outros benefícios que os exercícios de agachamento nos oferecem no trabalho completo das coxas, glúteos entre outras musculaturas, porém podemos dizer diretamente que seja qual for o objetivo, de melhorar a estética corporal ou para melhorar o desempenho em alguma outra atividade esportiva, o trabalho de agachamento será fundamental.

O que podemos perceber ao assistir uma competição de qualquer esporte individual ou coletivo, difícil não observar um grande trabalho exercido pelos membros inferiores do corpo. Percebemos facilmente ao assistir uma partida de futebol, de vôlei ou basquete o grande trabalho dos membros inferiores.

Alguns estudos pontuam o trabalho dos músculos vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio com mais ênfase e reto femoral e adutores com uso moderado. TESCH (1999)

Seja para competição, estética corporal ou condicionamento físico podemos chegar à conclusão que temos é que agachar, porém o total cuidado e concentração na técnica de execução e de ajuda devem ser levados em consideração na hora de uma sessão de treinamento. Atente-se em ter ao lado sempre um companheiro de treino experiente para auxiliá-lo da melhor forma ajudando no posicionamento execução e saída da barra. Na falta de um parceiro de treino você pode optar por algumas máquinas que auxiliam suavizando assim o “impacto” em algumas articulações durante o movimento. O Smith Machine e alguns outros articulados oferecidos hoje no mercado exercem perfeitamente o papel de “substituir” o tradicional agachamento livre quando houver necessidade. Porém o exercício executado de forma livre exerce maior trabalho e eficiência em relação ao desenvolvimento geral do indivíduo.

Conforme Wathen apud Haff (2000, p. 18-19), as vantagens dos pesos livres são:

Versáteis; de custo inferior; permite grandes variações no uso de forças; requerem equilíbrio e coordenação; permitem pequenos ajustes incrementais no ajuste da resistência; permitem movimentos multiplanares; são seguros quando usados apropriadamente.

Alguns praticantes de academia ficam desesperados em ter que executar um agachamento livre com aquela barra sobre os ombros e anilhas nas laterais desequilibrando totalmente o movimento, ainda tem o professor passando um caminhão de informações como “Contraia os glúteos!”“ Contraia o abdome!” “Contraia a coxa!”“ Olhe pra cima!” Agache!!”“.

Com certeza o agachamento é uma união complexa me movimentos combinados e multiarticulares que deve se ter um controle e um treinamento prévio com uma orientação e supervisão adequada para desenvolver o exercício de forma correta, usufruindo assim dos benefícios reais do exercício.

Sendo assim podemos afirmar que o exercício de agachamentos seja unilaterais em avanço, no Smith machine ou em articulados deve estar presente em todos os programas de qualquer que seja a modalidade esportiva ou nos programas de academia juntamente com alguns outros exercícios complementares como extensores e flexores em máquinas ou polias tudo isso para um desenvolvimento de forma simétrica e de forma saudável e harmônica o agrupamento muscular inferior do corpo. Com tudo isso não nos resta alternativa se não: ”Contrair os glúteos, contrair o abdome, contrair a coxa, olhar para cima e agachar!”

 

Fontes:

Coutinho M. Powerlifting – De volta ao básico, Phorte SP 2011.

Groves B. Powerlifting – Levantamentos Básicos, Manole 2002.

Tesch Per A. Target Bodybuilding, Copyright 1999

Uchida, M. C., Charro, M. A., Bacurau, R. F. P, Navarro, F, Pontes Júnior, F. L. 4ªEd Phorte 2006.

 

 

Professor Marcelo Bráz

Cref: 070526-G/SP

contato: Treinamento de Resultado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.