O efeito do rolo de espuma na recuperação de sprint de alto volume
O rolo de espuma (foam rolling – FR) é uma técnica que pode ser facilmente implementada após o exercício para acelerar a recuperação. O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do FR na recuperação de um protocolo de sprint e desaceleração.
✔️ ESTUDO
Trinta e sete universitários realizaram um protocolo de indução de dano muscular composto por sprints de 40×15 m, com dezoito indivíduos realizando um protocolo de FR e dezenove servindo como controle (CON). O FR foi completado em seis músculos da parte inferior do corpo por 2 séries de 60 segundos por músculo.
Foram testados em: percepção de dor muscular, amplitude de movimento (ADM), salto vertical (VJ) e Teste T de agilidade.
✔️ RESULTADOS
Embora não tenha havido efeito na ADM e na dor muscular, a FR pode fornecer algum benefício na recuperação a aspectos relacionados ao ciclo de alongamento-encurtamento, como foi observado na melhora no teste de agilidade, durante o período de recuperação após lesão muscular induzida pelo exercício causado pelo sprint.
✔️ NA PRÁTICA!
Os praticantes devem considerar a utilização de FR durante a recuperação quando os atletas são obrigados a realizar atividades de alongamento-encurtamento de alta velocidade nos dias de treinamento subsequentes. Eu categorizo as modalidades de recuperação em três grandes grupos:
1. Fundamental (ex: periodização da carga de treinamento, sono, nutrição).
2. Pode ou não ajudar na recuperação, mas não é prejudicial (ex: rolo de espuma, alongamento, massagem, roupas de compressão).
3. Provavelmente beneficia a recuperação, mas pode ser prejudicial (ex: imersão em água fria, terapia de contraste com água, antioxidantes).
Além de acertar o “fundamental”, sempre sugiro que os atletas experimentem as modalidades do Grupo 2 e ofereço oportunidades ao longo da semana de treinamento para colocar em prática.
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 Int J S Physiology and Performance 14(9), 2019 (A1023)
*video: precisionathletica.com.au