A perna dominante influencia na frenagem no joelho durante o pivô?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Funcional

A mudança de direção (COD) é um componente importante de todos os esportes e pode ser definida como a capacidade de desacelerar, alterar o movimento e depois acelerar novamente.

O objetivo deste estudo foi identificar se a preferência dos membros influencia a estratégia de frenagem e a mecânica da articulação do joelho durante uma tarefa de pivô de 180° em jogadoras de futebol.

✔️ ESTUDO

Participaram do estudo 15 jogadoras de futebol de clubes da segunda divisão da liga inglesa. Foi realizada uma análise tridimensional da ação de pivô no membro de chute dominante e não dominante. Os atletas foram instruídos a correr até uma plataforma de força (a 5m), plantando o pé dominante e o não dominante, virar 180° e correr 5m de volta até a chegada. As forças de reação do solo (GRF) foram coletadas.

✔️ RESULTADOS

Atletas de futebol feminino demonstraram ter uma alta probabilidade de sofrer uma lesão do LCA. Os resultados demonstram uma estratégia de frenagem semelhante de inibição tanto do membro dominante quanto não dominante. O membro não dominate é importante do ponto de vista da reabilitação, pois demonstrou aumentar a tensão no LCA e levar a lesões sem contato.

✔️ NA PRÁTICA!

 Ao implementar um programa de prevenção de lesões em jogadoras de futebol feminino, a ênfase deve ser colocada no membro não dominate. Uma grande limitação deste estudo foi que o teste é pré-definido e portanto falta verificar em uma situação reativa de verdade como ocorre no esporte.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 Science and Medicine in Football 4(1) 2019 [A1031]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.