Monitoramento da fadiga: PSE, salto e teste de corrida são confiáveis?
Monitorar a fadiga é importante para gerenciar as cargas de treinamento dos atletas. Portanto, é importante que os profissionais utilizem testes que sejam fáceis de implementar e interpretar, além de serem confiáveis e sensíveis o suficiente para monitorar a fadiga.
✔️ ESTUDO
Dezessete jogadores de futebol (Premier League Sub-18) participaram de treinamento regular e completo durante o estudo (8,5 h de treinamento de campo e 2 h de treinamento de ginástica por semana). O grupo foi testado 2x com 7 dias entre os dias de teste. As seguintes medidas foram obtidas:
• Bem-estar subjetivo (mais aqui>>).
• Salto de contramovimento (CMJ), salto de agachamento (SJ) e drop jump (DJ).
• PlayerLoad (PL) e planos individuais de PL: ântero-posterior (PLAP), médio-lateral (PLML) e vertical (PLV) foram obtidos a partir de uma corrida submáxima de 3, 4 ou 5 minutos.
✔️ RESULTADOS
As principais conclusões deste estudo foram: 1- Os marcadores subjetivos de fadiga não atingiram os limites de confiabilidade aceitável. 2- Com exceção de DJ-JH, todas as medidas obtidas a partir de avaliações de salto atingiram o limite de confiabilidade aceitável. 3- Com exceção do %PLAP, todas as outras medidas obtidas dos dados do acelerômetro obtidos durante a execução submáxima de 3, 4 e 5 minutos atingiram o limite de confiabilidade aceitável.
✔️ NA PRÁTICA!
Todas as variáveis do acelerômetro do PL demonstraram uma boa confiabilidade teste-reteste a partir de 3 minutos de corrida submáxima, no entanto, os deslocamentos verticais do PL podem ser particularmente interessantes, pois pesquisas anteriores demonstraram uma relação com a diminuição do PLV e fadiga. Quando o tempo não é uma restrição, os profissionais também podem contar com CMJ, SJ, DJ-RSI e DJ-CT para monitorar os níveis de fadiga.
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 J Strength Cond Res. 2021 Dec 1;35(12):3 (A1025)