Devemos ensinar derivados de levantamento de peso para atletas iniciantes?

Levantamento Olímpico, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

O uso de exercícios baseados no de levantamento de peso olímpico (LPO) como o power  snatch, hang clean entre outros, é considerado desejável para atletas pois resulta em uma combinação de altas forças e velocidades.  Além disso, há considerável coordenação intermuscular, resultando em um potencial de maior transferência para o esporte.

No entanto, o aumento da demanda técnica do LPO pode exigir períodos de ensino e prática antes que a transferência para o desempenho atlético seja revelada.

Os ganhos de desempenho experimentadas por não atletas com força relativa baixa em comparação com indivíduos mais fortes é atualmente desconhecida.

✔️ ESTUDO

Vinte homens fisicamente ativos (19-32 anos) foram divididos em 2 grupos:

• HP = 1,08 ± 0,09 kg.BM 1RM PC com experiência em treinamento resistido de 3,5 ± 1,2 anos.

• LP = 0,78 ± 0,1 kg.BM 1RM PC com experiência em treinamento resistido de 1,4 ± 1,5 ano.

O protocolo de treinamento foi de 10 semanas (blocos de 2×5 semanas)  3 x 1hr sessões por semana.

Todas as três sessões de treinamento tiveram o power clean (PC) ou uma variação do PC, bem como outros exercícios balísticos, como o agachamento com salto, para replicar um plano comum de treinamento de resistência.

Os testes foram realizados no início, no meio e após a intervenção: 1RM de power clean e salto vertical (CMJ). As variáveis ​​de velocidade, força e potência foram medidas para o CMJ em plataforma de força.

✔️ RESULTADOS

Ambos os grupos tiveram melhorias significativas nos testes antes e depois da intervenção, no entanto, a magnitude foi consideravelmente maior no grupo LP para a maioria das medidas, indicando a presença de um efeito “posterior” de treinamento.

✔️ NA PRÁTICA!

Se treinar atletas com idade de treinamento jovem ou baixa força relativa, comece a usar derivados de levantamento de peso e exercícios balísticos o mais cedo possível devido ao efeito retardado do treinamento.

Indivíduos mais fortes se beneficiam rapidamente de derivados de levantamento de peso e exercícios balísticos, portanto, variações no exercício, volume e intensidade podem ser necessárias para impulsionar ainda mais a adaptação.

Se há algo a tirar deste estudo, é que provavelmente é melhor integrar vários componentes de condicionamento físico em todo o seu programa (ex: potência, força máxima e velocidade). Ao fazer isso, você não se afasta muito de um ou de outro e pode desenvolver/manter várias qualidades ao mesmo tempo que a maioria dos esportes exigem.

Aproveitei esse artigo e gravei um PODCAST com minha crítica pessoal ao estudo e uma análise mais aprofundado sobre o tema. No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 acesse o conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 J Strength Cond Res. 2019 33 (11) (A1026)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.