Força máxima e força reativa
Uma das principais razões pelas quais os treinadores querem tornar seus atletas mais fortes é porque a força garante o desempenho em inúmeras habilidades de movimentos atléticos, como corrida, salto e mudança de direção.
Menos estudados, no entanto, é a relação potencial entre força e capacidade reativa. Os atletas mais fortes possuem maior habilidade reativa do que os atletas mais fracos?
Um estudo recente investigou a relação entre força isométrica máxima e capacidade de força reativa em atletas universitários (n= 45 ) de diversas modalidades esportivas. O pico de força foi avaliado através da MT Pull isométrica na plataforma de força e o índice de força reativa através da altura do drop jump (30, 40 e 60cm) Além de buscar correlações, os pesquisadores avaliaram as diferenças na capacidade reativa da amostra com base na força relativa.
Os resultados mostraram que houve correlações significativas moderadas encontradas entre a força o pico de força e o índice de força reativa para cada altura da caixa. Depois de agrupar os sujeitos em 2 grupos com base na força relativa (1- Gforte e 2 – Gfraco) os pesquisadores descobriram que o Gforte demonstrou um índice de força reativa significativamente maior do que o Gfraco.
Além disso, os atletas do Gfraco apresentaram diminuição no índice de força reativa à medida que as alturas das caixas aumentavam, ao contrário do Gforte que conseguiram manter seu desempenho. Os autores concluíram que a força reativa pode ser influenciada pela Fmáx relativa, em particular pela força excêntrica.
CURSOS ONLINE:
-> Periodização e Montagem treinos potência . Inscreva-se Curso Online Periodização
Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço!
(João Coutinho)
Ref – Int J Sports Physiol Perform. 2017 Apr;12(4):548-553
2 comments
Boa noite, gostaria de saber como funciona a clínica de LPO e o valor de investimento.
Desde já agradeço a atenção.
Ola Ângelo! Temos um curso presencial prático de treinamento de potência com LPO e PLiometria realizados no mesmo dia. No entanto só teremos data em 2019 pois o prof. João Coutinho está trabalhando fora do país! Fique atento as nossas postagens! Forte abraço