Pliometria: Avaliação da potência anaeróbica com as plataformas de salto

Pliometria

Atualmente a velocidade e a potência são as características mais importantes para o sucesso no esporte. Para treinar a potência muscular de forma ótima – condição indispensável para a velocidade e força explosiva – é necessário mensurar corretamente seus valores. È muito importante medir a potência anaeróbica como referência para a planificação do treinamento.

Como fazemos para ter dados e parâmetros de referencia para começar um processo de treinamento?

Esforços máximos de curta duração dependem exclusivamente do metabolismo anaeróbico. Existem diferentes métodos e maneiras para se mensurar isso. Desde o teste de Wingate até os diferentes testes de Bosco, os cientistas tem colaborado muito com o trabalho dos preparadores físicos. Hoje em dia, com a evoluçãotecnológica, as plataformas de salto eletrônicas são ferramentas precisas e acessíveis financeiramente.

Quanto mais específica a avaliação, mais exata será a informação que obtemos!

Bosco afirma que as qualidades fisiológicas mais afetadas (pela potência explosiva) são a junção neuromuscular, o tipo de fibras musculares emvolvidas (rápidas), a elasticiade muscular, as reservas energéticas de rápido emprego (ATP–CP) e suas enzimas correspondentes.

Ação Excêntrica

Os músculos são alongados e estirados, no entanto exercem uma força contrátil para resistir a força da gravidade ou de outras forças externas aplicadas ao corpo. Esse tipo de ação é a que se utiliza na maioria das modalidades esportivas de natureza balística: saltos no voleibol e basquete, chute no futebol, lançamentos no handebol, etc. Em resumo, encontramos movimentos de pre–estiramento e ações excêntricas em quase todos os esportes.

Energia elástica e potência muscular

O prof. Carmelo Bosco tem ao longo dos anos realizado diferentes estudos referentes a elasticidade muscular e suas possibilidades de treinamento. De seus estudos se confirmou que as propriedades elásticas dos músculos não só contribuem para o aumento da potência como podem ser treinadas (Bosco e col. 1982). Ele utiliza o salto para comprovar que o treinamento de ação excentrica, e neste caso, das diferentes formas de salto, melhoram as propriedades eslásticas do músculo e também seu mecanismo de feedback proprioceptivo (Bosco e col. 1985).

Uma forte ativação de unidades motoras, com um aumento simultâneo da força excêntrica aumenta o tonus muscular e favorece a ação muscular concêntrica da fase seguinte. A utilização da energia elástica previamente armazenada por esse pre–estiramento muscular é de máxima importncia para o desempenho final.

Por que?

Quando se estira o músculo préviamente antes de um movimento, se tranforma a energia química muscular em energia cinética. Na ação excêntrica, a força aumenta até certo ponto, paralelamente a velocidade de estiramento. O músculo resiste a esse estiramento, gerando uma força maior. Daí vem a tese que durante a fase de estiramento, parte da tensão que se produz provém dos elementos elásticos em série do músculo (Bosco e cols. 1982 citado em Bosco e cols 1985).

Como consequência, durante o estiramento se armazena a energia elástica potencial dos elementos eslásticos em série . Essa energia pode ser utilizada na forma de trabalho mecânico durante a ação concêntrica seguinte, se a transição da ação excêntrica para a concentrica for breve. Se o tempo da transição for alto, a energia elástica de perde, dissipada na forma de calor. (Fenn & Marsh 1935 citado em Bosco et cols 1985). A energia elástica se tranforma em trabalho mecânico se o ciclo alongamento–encurtamento for inferior a 200mseg.

Utilizar a energia elástica é transformar a energia bioquímica.

Estímulo nervoso ==> liberação dos íons de Ca++ ==> Pontes cruzadas (actina e miosina)

A avaliação e treinamento destas qualidade são se suma importancia para o esporte.

No próximo artigo explicarei os diferentes saltos que utiliza o prof. Bosco.

Referências:
Bosco et cols (1985) La preparación física em el voleibol y el desarollo de la fuerza em los deportes explosivo balístico s. Sociedad de Prensa Deportiva. FIPAV, Itália


.: João Coutinho , preparador físico de atletas juvenis e profissionais de tenis.

.: Bacharel em Esporte pela USP, especialista em prep. física de tênis e de Força e Potencia (Argentina).

.: editor@treinamentoesportivo.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.