Terra e salto vertical
Rolo de espuma antes de um treino é necessário? Até o momento, o real impacto das técnicas de liberação auto-miofascial sobre o desempenho, lesão e amplitude de movimento exigem maior investigação.
Neste estudo se observou o efeito do uso do rolo de espuma em testes físicos com atletas universitários masculinos (n=11). Os atletas de forma aleatória fizeram uma sessão com aquecimento padrão maisuso do rolo e na outra vez o aquecimento padrão sem o rolo. Aquecimento padrão: 1000 m de trote + aquecimento dinâmico (movimentos com peso corporal, calistenia, pliometria e sprints curtos).
Após o aquecimento os atletas realizaram uma bateria de testes: sentar e alcançar, salto vertical, salto distância, agilidade, supino e sprint
Resultados
O uso do rolo de espuma resultou em melhores resultados (exceto no sentar e alcançar) estatisticamente significantes frente ao não uso. Vale lembrar que outros estudos mostram resultados conflitantes com os deste, portanto mais investigação é necessária.
Considerando o baixo custo, parece que vale a pena considerar incluir na rotina de aquecimento o rolo de espuma. Talvez atletas mais velhos ou com menor mobilidade possam se beneficiar mais do uso do rolo do que os atletas jovens e móveis.
CURSOS ONLINE:
-> Periodização e Montagem treinos potência . Inscreva-se Curso Online Periodização
Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço!
(João Coutinho)
One thought on “Terra e salto vertical”
Gostaria de mais detalhes na orientar