
Sobre exercícios complementares!
Como sabem boa parte dos artigos que escrevo é sobre treinamento de potência, principalmente sobre como usar LPO e Pliometria para isso.
Estes não são os únicos meios para isso, falo deles pois são os que eu pesquisei e lá nos anos 2002-4 não eram tão amplamente conhecidas e utilizados (principalmente o LPO). Meu foco sempre foi para aqueles, que como eu, pretendem emprega-los para a preparação física .
Por isso, além dos exercícios balísticos/explosivos é preciso adicionar ao treinamento exercícios complementares de força, fundamentalmente o agachamento e o terra. Recebo perguntas e eles fazem parte do conteúdo do meu curso, mas realmente nunca escrevi muito sobre os mesmos.
O agachamento é um dos principais exercícios de força para as pernas. Ligado diretamente a performance no LPO competitivo e também no LPO para a preparação física.
O fato de possuir inúmeras vantagens e querer constantemente utiliza-lo pressupõe que eu tenha conhecimento também de suas limitações, afinal não acredito em afirmações do tipo “o melhor exercício” ou “o melhor método de treino”. Pra mim, o que de fato existe é o tio de estímulo – estresse e sobrecarga imposta ao organismo – que estou aplicando no aluno/atleta.
A área da EDF e Esporte só pode evoluir na medida em que nos conscientizamos que somos agentes administradores de estímulos sucessivos, e não de “exercícios” ou “aulas e treinos”.
O agachamento é um exercício multiarticular, de cadeia cinética fechada muito eficaz para o treinamento dos grupos musculares quadríceps, adutores e glúteo, mas que não tem o mesmo potencial para os isquiotibiais, (Luera et al 2014).
Uma possível explicação biomecânica seria porque três dos quatro músculos que compõe os isquiotibiais são biarticulares, atuando como extensores de quadril e flexores do joelho ao mesmo tempo, sendo assim pouco eficientes como extensores do quadril no exercício.
Sendo assim, o levantamento terra e suas variações devem ser incluídos também no treinamento, sendo de suma importância Da mesma forma que o LEO são um dos principais exercícios para a potência na preparação física, os DAT são fundamentais para a força e equilíbrio muscular.
Expliquei mais sobre eles no post anterior, confere lá!
Se você se interessa pelo assunto e quer aprender como usar o LPO e Pliometria na preparação física, vou dar cursos práticos sobre o tema!
Serão os últimos presenciais sobre o tema neste ano. Veja o conteúdo e datas no link abaixo.
Ref-> J Stren & Cond Res, 28(2), 328-338
Forte Abraço! prof João Coutinho
Próximos Cursos: -> inscrições aqui >
11/set – São Paulo (neste domingo, restam 2 vagas!)
24 e 25/set – Maranhão
01/out – Ribeirão Preto
E-book Pliometria: baixe um capítulo aqui >
2 comments
Existe curso online?
Ola Lorena! estamos no processo de formatar os cursos para online. Em breve teremos novidades nesta área. Forte abraço