Programa de prevenção de lesões de arremesso
O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia de um programa de prevenção de lesões na incidência de lesões no ombro e cotovelo relacionadas ao arremesso em atletas infanto-juvenis
✔️ ESTUDO
Atletas de 16 equipes de beisebol juvenis japoneses (idade: 9-11 anos) formaram o grupo controle (n=110). O grupo de intervenção (n=107 jogadores) completou um programa de prevenção de lesões chamado Modified Yokohama Baseball-9, que consistia em: 5 alongamentos, 5 exercícios de mobilidade dinâmica e 2 exercícios de equilíbrio, feitos 1xsemana no aquecimento.
Todos os alongamentos foram mantidos por 1x10s e 1×10 repetições foi realizada para os outros exercícios.
✔️ RESULTADOS
A principal descoberta deste estudo foi que a taxa de lesões no ombro e/ou cotovelo no grupo intervenção foi reduzida em 48,5% quando comparada ao grupo controle.
✔️ NA PRÁTICA!
Dois fatores importantes a serem lembrados ao implementar qualquer programa de prevenção são justamente a duração e a adesão. Quanto mais curto e eficaz for um programa, maior a probabilidade de os atletas aderirem a ele.
Este estudo nos mostra um protocolo bastante simples de prevenção de lesões realizado pelo menos 1x semana e que pode reduzir significativamente a incidência de lesões no ombro e cotovelo em jogadores infanto-juvenis.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 Doi:10.1177/0363546519861378