Método prático para avaliar qualidade movimento de força em jovens atletas
Recentemente inúmeras publicações mostram que o treinamento com pesos é seguro e eficaz e, portanto, está no radar da OMS aumentar a quantidade de atividades relacionadas à força que as crianças participam. O objetivo deste estudo foi avaliar a validade da Bateria de Habilidades de Treinamento de Resistência para Crianças (RTSBc em inglês) para apoiar atividades relacionadas à força.
ESTUDO
Este estudo utilizou uma amostra de 27 crianças (21 meninos e 6 meninas) com idades entre 7-10 (média 8,3 ± 1,8 anos). Todos os participantes participaram de dois dias de testes
O RTSBc é composto por: agachamento com peso corporal, flexão de braços, step-up, remada suspensa, desenvolvimento em pé e apoio com toque no peito (deixei uma planilha do teste lá no grupo Telegram!)
RESULTADOS
As crianças que obtiveram pontuações altas nos testes RTSBc também foram mais competentes em habilidades motoras grossas (ex: chutar e correr) e tempos de sprint de 10m. No entanto, arremessos de bola medicinal sentados, salto em distância (SLJ) e força cinética isométrica de pico não se correlacionaram com os escores do RTSBc. Em conclusão, este estudo demonstra que o RTSBc pode ser usado para avaliar as habilidades de movimento do treinamento resistido de jovens atletas.📌 J S Sciences 36(17) 2018 (A1009)
NA PRÁTICA!
Como treinadores que trabalham com atletas em formação devemos convencer pais e professores que a necessidade de ser “forte” não é apenas por razões estéticas, de prevenção de lesões ou relacionadas à saúde, mas também para garantir características de desempenho ideais. Ao usar pesquisas como essa, podemos fortalecer nossa posição, o que esperamos levar a uma mudança cultural nas atitudes das pessoas em relação ao treinamento de força para crianças.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe esse artigo a quem possa se interessar e ajude o site a crescer!
Forte abraço (João Coutinho)