Maximizando os ganhos de força: o volume supera a frequência?

Periodização, Treinamento Força

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do treinamento resistido de alta frequência (6x/semana) vs uma frequência tradicional (3x/semana) na força máxima e nas mudanças na composição corporal em homens treinados em resistência.

ESTUDO

Foram sujeitos 28 homens universitários treinados em resistência, sendo divididos em GRUPO 3x/semana (n = 16) ou 6x/semana (n = 12). No início e após a intervenção de 6 semanas foram testados em: 1RM de supino, agachamento e terra [=powerlifting total (PLT)], coeficiente de Wilk, massa livre de gordura (FFM) e massa gorda (FM).

O programa de treinamento seguiu um esquema de periodização ondulante diária (DUP) e foi específico para powerlifting em termos de seleção de exercícios.

RESULTADOS

No geral, os resultados mostram que o treinamento de resistência de alta frequência (6x/semana) não parece oferecer benefícios adicionais de força e hipertrofia em relação ao treinamento de 3x/semana, quando volume e intensidade são equiparados. 📌 J. Strength Cond. Res. 33, (Suppl. 1) 2019 (A1010)

NA PRÁTICA!

Os treinadores podem, portanto, esperar aumentos semelhantes na força e massa corporal magra com sessões de 3 e 6x/semana. Embora o treinamento de alta frequência não pareça oferecer nenhum benefício adicional (com volume igualado), os treinadores podem se deparar com cenários que exigem maior frequência de treinamento. Portanto, podem utilizar uma frequência de treinamento aumentada para acomodar o cronograma e as preferências dos atletas quando outras variáveis ​​do programa (ou seja, volume e intensidade) são mantidas constantes, com resultados iguais.

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE!

👉 mais conteúdo aqui>>

🎖️ Ajude o site a crescer: marque quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.