Devo excluir a fase de encaixe do Power Clean?
O objetivo do estudo foi comparar os efeitos da exclusão ou inclusão da fase de encaixa (“catch”) com derivados do power clean (PC) em características de força-tempo durante tarefas isométricas e diâmicas, após dois mesociclos de 4 semanas de treinamento de força.
ESTUDO
Onze jogadores profissionais de futebol e 23 atletas universitários participaram do estudo. Foram divididos em 2 grupos que treinaram 2 x semana, sendo um grupo incluindo a fase de encaixe nos derivados de PC (grupo encaixe: n = 16); e outro excluindo a fase de encaixe (grupo Puxada: n = 18).
RESULTADOS
Os grupos Encaixe e Puxada demonstraram melhorias significativas na altura do salto com contra movimento (CMJ), no teste de mid-thigh pull isométrico, e 1RM de PC, antes e após a intervenção, respectivamente. Ao contrário das hipóteses, não houve diferenças significativas para nenhuma variável entre os grupos.
NA PRÁTICA!
Ambos os grupos demonstraram melhorias significativas nos testes, no entanto, a altura Squat Jump aumentou apenas no grupo Encaixe, sem mudança no grupo Puxada. Foi teorizado que isso pode ter sido devido à necessidade de ter que produzir mais força rapidamente para poder encaixar a barra (ex: melhorias de TDF excêntrica), enquanto mais tempo está disponível para desacelerar a barra durante as vriações de puxada. Aumentos significativos no CMJ em ambos os grupos provavelmente resultaram de um aumento na produção de força devido ao fato de que o tempo de decolagem do CMJ não apresentou alterações significativas. 📌 J S Cond Res 32(8) 2018
✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo. Vou disponibilizar também uma aula completa do meu Curso LPO na preparação física específica sobre esse tema e uma proposta especial! PARTICIPE! (link do perfil).
Forte abraço (João Coutinho)