Carga ótima vs treino complexo: o que leva a melhores ganhos?

Basquete, Treinamento Esportivo, Treinamento Força

Este estudo investigou os efeitos no desempenho neuromuscular entre um protocolo de treinamento com carga ótima (OLT) e um protocolo de treinamento complexo modificado (MCT) [Par Complexo = o mesmo exercício usando carga moderada e carga ótima] em jogadores de basquete em temporada durante 6 semanas.

ESTUDO

Foram sujeitos 18 atletas masculinos, divididos aleatoriamente para um dos protocolos. Medidas antropométricas foram tomadas para avaliar a composição corporal. Foram testados em 1RM de membros inferiores e superiores, salto contra movimento (CMJ), salto em distância (SLJ), sprint de 10 m e mudança de direção (COD).

RESULTADOS

Ganhos de força moderados a grandes foram obtidos para meio agachamento e impulso de tiveram ganhos moderadas no COD (3,0 ± 2,0%) e e no SLJ (2,5 ± 4,6%). Nenhum protocolo afetou de forma relevante o CMJ ou a composição corporal. Um teste ANCOVA revelou diferenças pouco claras entre os grupos.

Em conclusão, ambos os protocolos aumentaram a força dos jogadores de basquete sem o uso de cargas pesadas (> 85% 1RM) e sem prejudicar o desempenho do sprint, CMJ e SLJ. Esses achados sugerem que os treinadores de força do basquete podem usar qualquer um dos métodos para evitar as perdas de força durante a temporada. 📌J Sports Sci .2019 37(4)

NA PRÁTICA!

Usar a carga ótima pode ser uma boa maneira de diminuir a intensidade do trabalho na sala de musculação e ainda obter ganhos de força, o que pode ser importante quando o atleta está com muita fadiga em período competitivo. Se você for usar esses métodos, a incorporação de exercícios de alta velocidade, como saltos e sprints, pode ser no próprio complexo ou antes da OLT ou CT. OLT também fornece uma maneira simples de individualizar programas para atletas. Os atletas adoram ter seu próprio programa especial!

✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de vídeo e conteúdo complementar sobre o tema do artigo. PARTICIPE! (veja link da bio). Marque quem possa se interessar por esse post! Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.