Como as crianças devem treinar qualidades aeróbicas e anaeróbicas? (revisão)
Este artigo serve como uma revisão de literatura atualizada sobre a importância da aptidão física em crianças. Mais especificamente, discute os benefícios de se engajar em treinamento de resistência, treinamento aeróbico, treinamento de força explosiva e treinamento cardiorrespiratório tanto isoladamente quanto concomitantemente em crianças pré-púberes.
ESTUDO
Através de uma extensa revisão de literatura, com artigos em inglês e português que continham as palavras-chave desejadas, os autores tiveram como objetivo compreender como uma combinação de abordagens de treinamento pode alterar a aptidão física de crianças pré-púberes.
RESULTADOS
Esta é uma revisão relativamente grande, cobrindo uma infinidade de assuntos sobre os quais eu poderia escrever por dias. Eu recomendo que você leia o artigo completo para complementar/atualizar seu conhecimento. 📌 JSAMS 22 (2) 2019. No nosso canal do TELEGRAM você pode baixar esse artigo e conteúdo extra sobre esse assunto
MINHAS IMPRESSÕES!
O treinamento com crianças implica a utilização de diversos métodos na mesma sessão, o que implica em “efeito concorrente”. O que não está errado! Quando se usa treinamento concorrente na prática, o período em que você verá a maioria das adaptações ocorrerá um pouco mais tarde do que apenas o treinamento de força usado sozinho (6-8 semanas), ocorrendo aproximadamente na semana 8-16.
O principal no entanto é que este estudo consolida firmemente que a combinação de métodos apoia o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. As escolas, como demonstrado neste estudo, podem fornecer um suporte fantástico para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adultos. Uma cultura de bons hábitos e movimento de qualidade formam uma base sólida para o futuro atleta.
Forte abraço (João Coutinho)