Protocolo de retorno ao esporte pós cirurgia de LCA

Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo

Há informações limitadas sobre o momento apropriado de retorno ao esporte após a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Um teste composto foi desenvolvido para avaliar a capacidade do atleta de retornar ao esporte após a reconstrução do LCA: o teste Knee Santy Athletic Return To Sport (K-STARTS).

ESTUDO

Um estudo comparativo prospectivo identificou 410 participantes: 371 participantes submetidos à reconstrução do LCA e um grupo controle de 39 participantes saudáveis. A pontuação K-STARTS é calculada como a soma de 7 testes (8 componentes), para um valor máximo de 21 pontos. Validade de construto, consistência interna, validade discriminante e sensibilidade à mudança foram usados ​​para validar este novo teste.

RESULTADOS

A avaliação K-STARTS mostrou alta taxa de conclusão (100%), alta reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse, 0,87; coeficiente de variação, 7,8%) e alta sensibilidade à mudança. Houve correlação moderada com a escala ACL Return to Sports after Injury (ACL-RSI) e os testes de salto.

NA PRÁTICA!

Este teste atende aos critérios de validação como medida objetiva para RTS após a cirurgia do LCA. Em outras palavras, um treinador ou clínico pode usar este teste para RTS após a cirurgia do LCA com confiança. Sabendo que o K-STARTS está bem correlacionado com o ACL-RSI, os testes de salto e o teste de Illinois modificado, um treinador ou clínico poderia utilizar apenas esses componentes do teste (se faltar tempo e recursos) e estar bastante confiante de a prontidão do atleta para o RTS (ou talvez o risco de re-lesão se eles retornarem cedo demais).

✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo e saber mais conteúdo sobre esse assunto. PARTICIPE! (link do perfil). Marque quem possa se interessar por esse post! Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.