Avaliação da relação força-velocidade usando agachamento com salto (squat jump)
O método Samozino (SAM) (mais info lá no grupo Telegram) é uma forma de avaliar a potência durante o agachamento com salto (SJ) e foi desenvolvido como uma alternativa ao uso da plataforma de força (FP).
O objetivo deste estudo foi comparar as posições iniciais nas variações SJ, bem como os métodos FP e SAM ao avaliar força-velocidade (F -V ).
✔️ ESTUDO
Doze sujeitos ativos realizaram um SJ estático com cargas leves, moderadas e pesadas em duas sessões separadas. As sessões diferiram na posição inicial, 90° de flexão do joelho (SJ90) versus uma profundidade auto-selecionada (SJpref).
Todos os SJs foram analisados com um FP e o método SAM, onde a altura do salto foi estimada usando o aplicativo móvel MyJump2 (validado). A análise estatística foi realizada nos diferentes tipos de SJ, procedimentos e métodos para medir a confiabilidade.
✔️ RESULTADOS
Com base nos resultados deste estudo, ao comparar os métodos SJ para examinar a relação F-V, os praticantes podem economizar tempo ao permitir que os atletas agachem em uma profundidade preferida antes do teste, em vez de marcar e medir uma profundidade exata de agachamento de 90 ° para cada indivíduo.
✔️ NA PRÁTICA!
A técnica SJpref combinada o método SAM é um procedimento alternativo econômico quando a utilização de um FP não é uma opção. Se, de fato, um PF é uma opção, os resultados parecem ser mais confiáveis se o profissional se der ao trabalho de marcar e medir 90° consistentes para cada indivíduo.
Por fim, realizar um SJ com carga leve e pesada (ou seja, método de dois pontos) é suficiente e confiável para mostrar a relação F-V de um atleta em comparação com um método adicional de carga moderada (três pontos).
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 European J Sport Sci. (5:20), 2020 [A1041]