Levantamento Olímpico: o arranco e o arremesso!
Neste artigo quero apresentar os dois exercícios competitivos do levantamento de peso olímpico (LPO). O conhecimento desses exercícios possibilita o entendimento de como esses movimentos podem ser utilizados para treinar a força explosiva nos atletas de qualquer modalidade esportiva. Sobre esse assunto específicamente, falarei num próximo artigo. Vamos a eles!
O Arranco
O Arranco (“snatch”) é a primeira prova da competição de LPO e consiste em levantar a barra em um só movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Para executá-lo o atleta pega a barra e a levanta à maior altura possível. Em seguida agacha completamente posicionando a barra acima da cabeça com os braços estendidos e finalmente se coloca de pé imóvel até o sinal dos árbitros para baixar a barra (figura). Essa é a técnica executada pelos levantadores de peso em competição, fazendo o agachamento profundo para pegar a barra acima da cabeça, sendo conhecido como “arranco clássico” ou “competitivo”.
O Arremesso
O Arremesso (“clean and jerk”) na sua forma “clássica” ou “competitiva” consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito – primeiro tempo (“clean”). E desde o peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça – segundo tempo (“jerk).
Para executar o primeiro tempo o atleta pega a barra na plataforma, levanta à maior altura possível e em seguida agacha profundamente para colocá-la sobre os ombros (figura). A puxada do arremesso é praticamente idêntica a do arranco, sendo possível erguer mais peso em função da pegada das mãos na barra mais próxima. O apoio da barra nos ombros acorre com a rápida rotação dos cotovelos embaixo da barra.
Após levantar as barra até o ombro o atleta se posiciona para lançá-la acima da cabeça. O segundo tempo (“jerk”) consiste numa pequena flexão seguida de uma poderosa extensão das pernas para lançar a barra acima da cabeça. Para posicionar a barra acima, o levantador executa a “tesoura”, posicionando uma perna à frente e a outra mais atrás. Uma vez que a barra está controlada acima da cabeça, o atleta recupera o posicionamento paralelo das pernas (figura abaixo)
Voce pode ver esses movimentos em ação no Canal de Vídeos do site! Postei diversos exerícios utlizados para treinamento do LPO que vou apresenta-los nos próximos artigos.
Forte abraço!
ps: Se você quer aumentar seus conhecimentos na área de treinamento esportivo não deixe de verificar a página de Cursos e Clínicas!
.: João Coutinho , preparador físico de atletas juvenis e profissionais de tênis. Trabalhou também com atletas seleção brasileira de judô e voleibol aplicando o LPO . Consultor de LPO e treinamento de potência da Sel. Brasileira feminina de Rugby e Grêmio Barueri.
.: Bacharel em Esporte pela USP, especialista em prep. física de tênis e de Força e Potência (Argentina)
.: Co-Autor do livro: “ Força e Potência no Esporte: LPO!” – Ed. Ícone
.: Certificado técnico internacional de Levantamento de Peso Olímpico (COI).
6 comments
O que o treino de LPO, ou melhor, os dois exercícios de LPO influencia fisiologicamente no atleta de judo, em relação a força e potencia? o que fisiologicamente pode melhorar no atleta?
Ola Samanta,
parte da explicação está neste artigo publicado na fanpage! Forte abraço
-> https://www.facebook.com/treinamento.esportivo/photos/a.169455403120210.41685.166515300080887/1026860737379668/?type=3&theater
ola, como e o scalt técnico dessa modalidade???
No link -> http://www.iwf.net/doc/technical.pdf
forte abraço
Boa tarde. O livro “Força e Potência no Esporte” tem versão pdf?
Infelizmente não Fabricio, somente impresso pela Ed. Ícone! Forte abraço