
O desenvolvimento da potência com kettlebells
por Silas Rodrigues e Thiago Passos
A maioria das modalidades esportivas englobam diversas capacidades motoras, tais como potência, velocidade, agilidade, coordenação, força, flexibilidade, entre outras. A especificidade de cada uma das modalidades exige que haja uma combinação que priorizem uma ou outra dessas capacidades.
Diversos estímulos (tipos de treino), quando somados, geram as adaptações específicas necessárias. A vantagem do uso do kettlebell na preparação física, é que ele consegue estimular todas essas capacidades físicas ao mesmo tempo.
Nas modalidades esportivas que exijem potência (ou qualquer modalidade que envolva saltos, arremessos, chutes ou socos!) o foco do trabalho é a geração de energia dinâmica atraves da extensão do quadril.
Essa energia pode ser desenvolvida por dois dos movimentos básicos do treinamento com kettlebells que são balísticos, o swing e o snatch, pois exigem um movimento de extensão potente do quadril, otimizando a integração neuromuscular das cadeias posteriores, fundamentais para esse desenvolvimento da potência.
Uma das maneiras mais utilizadas para se treinar potência é o treinamento com saltos, que apesar de apresentar excelentes resultados, lida com um ponto que pode se tornar lesivo se não for muito bem controlado: a aterrissagem. Porém, diferentemente do treinamento com saltos, o uso do kettlebell permite que se preserve melhor as articulações do atleta, por não ter a aterrissagem no movimento, porém ainda estimulando a absorção da energia elástica e a transferindo para energia cinética. Essa troca basea-se no ciclo alongamento-encurtamento, um mecanismo que seu corpo utiliza que faz com que seus músculos atuem como elásticos (ação excêntrica seguida imediatamente por ação concêntrica explosiva), para gerar mais velocidade durante a execução dos saltos, e consequentemente um ganho maior em distância, altura, e ou consistência desses movimentos.
A técnica de treinamento com kettlebells permite também a adaptação para qualquer uma das outras capacidades citadas, como poderá acompanhar na série de artigos “Kettlebell e Esporte”, publicados no site www.artedaforca.com.br, em parceria com www.treinamentoesportivo.com
.: Thiago Passos , MS,CSCS – “Performance Enhancement Specialist“ e especialista em biomecânica, está envolvido com treinamento funcional há mais de 6 anos.
.: Socio fundador da Arte da Força – Kettlebell e Treinamento Funcional.
.: Bacharel em Esporte pela USP
2 comments
Parabéns pelo artigo. Excelente !
– Você conhece da existência de algum profissional que ASSOCIE A TÉCNICA DO KETTLEBELLS aos fundamentos dos goleiros de futebol de campo ? Obs.: Tem que ser ASSOCIADA aos fundamentos.
– Nesse sentido, você teria alguma sugestão ( orientação básica )?
Desde já o meu muito obrigado !
Atenciosamente
Rommel Oliveira.
Ola Rommel,
quem pode te ajudar com isso é o Thiago Passos do ADF, ele tem trabalhado com o Sargentin.
(www.artedaforca.com.br). Eu nao tenho material desse nivel de ketlebell.
Forte abraço